É possível resolver problemas com agilidade mesmo durante pandemia em cartório de Anápolis

Várias medidas foram adotadas para facilitar atendimento e até casamentos são feitos com lives para evitar aglomerações

Publieditorial Publieditorial -

Os cartórios, antes vistos como fenômenos da burocracia estatal, vêm cada vez mais se modernizando a serviço da sociedade. Se antes dificultavam ou atrasavam a vida de milhões de brasileiros, hoje são essenciais para a desjudicialização de conflitos, estabelecendo formas mais rápidas para resolver demandas que iriam para o Judiciário.

Divórcios, inventários, usucapião, mediação, conciliações, reconhecimentos de paternidade biológica e socioafetivos, dentre outros exemplos, podem ser feitos em cartório, desde que atendidos determinados pressupostos legais.

Também a capilaridade dos cartórios irá permitir que, em um curto espaço de tempo, uma série de documentos públicos possam ser requisitados diretamente pelos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Titular do 2º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Anápolis, Camila de Melo Del Fiaco afirma que a pandemia do coronavírus irá fortalecer o uso de mecanismos de desjudicialização de conflitos.

“O Judiciário deve se dedicar a resolver conflitos que não poderiam ser resolvidos por outros meios. Os custos de uma ação judicial irão pesar mais ainda no bolso do contribuinte com o fim da pandemia. Se hoje, por exemplo, você pode se divorciar em cartório, inclusive se houver filhos menores, porque não fazê-lo?”, disse.

A titular defende ainda que ficará mais fácil ainda usar os cartórios para resolver problemas, uma vez que “a pandemia impôs uma série de inovações aos cartórios, como a preferência aos atendimentos remoto.”

“Para atender este provimento, por exemplo, criamos no cartório a possibilidade de agendamento de serviços pelo site e estamos adequados ao provimento n.º 100/2020 do Conselho Nacional de Justiça que permite a prática de atos notariais por meio da plataforma do e-notariado, de modo que o ato pode ser praticado sem a presença física das partes”, explicou Camila.

“Também, estamos fazendo transmissões dos casamentos através de live do instagram, de modo que os familiares dos noivos possam ver as cerimônias, ao vivo, mais evitando qualquer tipo de aglomeração no cartório”, acrescentou.

O site do Cartório Del Fiaco permite que uma série de dúvidas dos usuários sejam resolvidas online. Os atendimentos podem ser agendados pelo mesmo site e certidões do registro civil podem ser solicitadas através do portal www.registrocivil.org.br. Já os atos notariais podem ser concluídos através da plataforma do e-notariado.

De acordo com Camila, “ainda que todos estes meios não sejam suficientes, estamos abertos para atendimento ao público, das 10 horas às 16 horas, em atenção à Portaria nº 57 da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás, que estabeleceu um horário reduzido para as serventias extrajudiciais, em tempos de pandemia”.

O Cartório Del Fiaco fica na Avenida Universitária, n° 2221, na Vila Santa Isabel, no interior do Anashopping.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias