operação Tabela períodica
O ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha, e o ex-presidente da Construtora Queiroz Galvão, Ricardo Queiroz Galvão, foram denunciados pelo Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) pelos crimes de formação de cartel, fraudes em licitação e peculato na construção de um trecho da Ferrovia Norte-Sul.
Outros dois ex-diretores da empresa pública e seis ex-executivos da Construtora Queiroz Galvão também foram denunciados. Deflagrada no dia 30 de junho e nomeada como operação “Tabela Periódica”, a investigação é um desdobramento da “Lava Jato”,
Como aponta a denúncia, um trecho de 12 quilômetros da obra, localizada entre o Porto Seco de Anápolis e Campo Limpo, foi superfaturada em mais de R$ 8 milhões. Entretanto, o número atualizado pela Selic, mostra que o valor do dano ao patrimônio público alcança mais que R$ 36 milhões.
De acordo com o MPF-GO, a licitação, feita em 2004, tinha exigências que limitavam a competição entre outras empresas para a construção do trecho. Formado pelas principais empreiteiras do Brasil, o cartel era composto inicialmente pelas empresas Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, OAS, CR Almeida, SPA e Constran.
Além de Juquinha das Neves e Ricardo Queiroz Galvão, foram denunciados Ulisses Assad e Luiz
Carlos de Oliveira Machado, ex-dirigentes de engenharia da Valec, e José Ivanildo Santos Lopes, Rui Vaz
da Costa Filho, Rui Novais Dias, Luiz Ronaldo Cherulli e José Roberto Tanouss de Miranda. Todos os citados eram executivos das duas empresas investigadas.
Mesmo com a condenação, o MPF-GO pediu ainda que o valor corrigido do superfaturamento seja devolvido e que os danos causados sejam reparados.









