Quais são os melhores colégios públicos de Anápolis? O Portal 6 mostra para você!

Da Redação Da Redação -
(Foto: Reprodução)

Educação é coisa séria e na hora de decidir qual o melhor lugar para colocar os nossos filhos é necessário pesquisar bastante. Para quem não pode pagar um colégio particular tem de recorrer aos públicos. E se engana quem pensa que todos são de qualidade muito inferior.

Em Anápolis há pelo menos seis colégios públicos em que vale a pena estudar. A posição de cada umestá de acordo com o rankig do Enem 2014, divulgado em dezembro. O Portal6 também levou em consideração a infraestrutura e tradição das instituições.

6º lugar

Colégio Estadual José Ludovico de Almeida – 485,43

Esse, juntamente com os colégios estaduais Antensina Santana e Professor Faustino, que não estão no ranking, é um dos colégios públicos mais tradicionais da cidade. Localizado na região central de Anápolis, o Colégio Estadual José Ludovico de Almeida tem uma infraestrutura que muitas instituições particulares não dispõem, como ginásio poliesportivo,salão para eventos, laboratório de ciência, rádio, espaço reservado para grêmio estudantil e quase 30 salas de aula.

Conhecido popularmente como “Estadual”, o colégio tem em sua fila de notoridades ex-alunos como o ex-governador Henrique Santillo e Henrique Meireles, ex-presidente do Banco Central e Banco de Boston (EUA).

Renata Rodrigues Soares, 21 anos, é ex-aluna do “Estadual” e hoje faz Medicina Veterinária na Universidade Federal de Goiás. Ela lembra que em sua época os alunos eram incentivados a prestar vestibular em universidades públicas. “Me recordo de no 3º ano ter tido até algumas aulas extras. Geralmente a direção colocava os melhores professores no último ano do ensino médio e nos levava para conhecer as universidades também. Isso ajuda muito a ter interesse e estudar bastante para passar no vestibular. Comigo foi assim”.

5º lugar

Colégio Estadual Padre Trindade – 496,55

Localizado no bairro Jundiaí, o Colégio Padre Trindade é um dos poucos em período integral na cidade e também tem uma estrutura física adequada, onde os alunos que ficam o dia inteiro na instituição dispõem até de armários para guardar seus pertences.

4º lugar

Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista – 501,1

É um dos colégios também tradicionais da cidade. Localizado no bairro Maracanazinho,tem um histórico de desempenho admirável com muitos alunos que passam em universidades públicas, sobretudo na Universidade Estadual de Goiás (UEG). A disciplina também é um ponto destacável e a instituição ainda organiza um cursinho para os alunos que tem interesse de prestar vestibular.

Lorraine Patiele estuda Ciência da Computação na Universidade Federal do Tocantins e é ex-aluna do colégio. Segundo ela, o que chama a atenção no colégio são os professores. “São menos alienados e mais dispostos a trabalhar de verdade”, destaca. Sobre a infraestura Lorraine ressalta que “é melhor que vários outros colégios públicos, mas a maior é dos alunos que deixam como um legado para as próximas gerações”.

3º lugar

Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime – 510,3

É um colégio que vem melhorando a cada ano o seu desempenho e foi a grande surpresa no ranking local em 2014.

Notavelmente tem uma gestão e equipe pedagógica comprometida e esforçada. A instituição é bem localizada, no bairro Jundiaí. Possui uma infraestrutua boa, mas a comunidade escolar sofre sem uma quadra poliesportiva coberta e o telhado, cheio de infiltração, precisa de reforma.

2º lugar

Colégio da Polícia Militar de Goiás Dr. César Toledo – 543,67

O ex-colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Goiás continua figurando entre os melhores da cidade. Com a disciplina que o próprio nome da instituição carrega, o Colégio Militar também prepara seus alunos com rigor pedagógico, além de tem uma boa infraestrutura com quadra poliesportiva e laboratórios.

Antes por meio de exame, o ingresso atualmente é feito através de sorteio.

Júlie Èvany, 22 anos, estudou no colégio. Atualmente cursando Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Goiás, ela ressalta que o colégio “se importa com o futuro dos alunos. É um colégio público realmente diferenciado, onde o ensino é levado muito a sério”.

1º lugar

Instituto Federal de Goiás Anápolis – 551,82

O IFG Anápolis ainda é instituição nova na cidade, mas que tem feito toda a diferença para centenas de alunos. Em funcionamento desde 2009, o Instituto tem se despontado como a melhor alternativa no ensino público secundário em Anápolis. Porém, não é tão simples entrar lá.

Anualmente, o IFG faz uma espécie de vestibular para balizar os melhores, o que já ajuda muito no comprometimento e na capacidade dos alunos para alcançar um nível elevado de aprendizagem desde o 1º ano. A seleção é necessária porque além da formação de ensino médio, os alunos, concomitamente, fazem um curso técnico com prática de estágio.

Ana Carolina Costa, 19 anos, terminou recentemente seus estudos no IFG e leva no currículo um diploma de Curso Técnino em Edificações. Ela lembra que não estudou muito para passar na seleção do IFG “porque, apensar de ter vindo de uma escola de ensino fundamental ruim, sempre fui muito aplicada. Soube da seleção poucos dias antes de fazer a prova e me preparei durante nesse espaço de tempo”.

Perguntada sobre o que tornou o IFG Anápolis a melhor instituição pública para se estudar em Anápolis, Ana destaca a qualificação dos professores (a maioria mestres e doutores) e a infraestrutura de ponta.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade