Cidade de Goiás é a capital simbólica do Estado

Da Redação Da Redação -

A transferência da capital de Goiás para a antiga Vila Boa aconteceu na manhã deste sábado (25), data em que a cidade de Goiás completa 288 anos. Na ocasião, o governador Marconi Perillo instalou simbolicamente os Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário e fez a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a várias personalidades. “Goiás transpira cultura, memória e a energia de um povo que soube manter esse patrimônio”, comentou o governador.

Marconi ressaltou que esta é a 13ª vez que ele cumpre a tradição da transferência da capital, que acontece desde 1983. Ele relembrou as grandes personalidades que fizeram sucesso em Goiás como Cora Coralina, Veiga Valle e Goiandira Couto, e ainda falou sobre os eventos consolidados que acontecem na antiga Vila Boa como a Procissão de Fogaréu e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. “Já vim mais de 150 vezes à cidade de Goiás. É uma cidade acolhedora”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre as obras, ele citou a duplicação da GO-070. “Até o trevo de Mossâmedes a rodovia fica pronta neste ano ainda. Já licitamos o trecho de 13 quilômetros de Mossâmedes a Goiás. Até o final de julho do ano que vem a duplicação será concluída. Isso será importante para que Goiás se consolide efetivamente como grande destino turístico,” disse o governador. Entre as obras ele citou as restaurações do Museu de Arte Sacra e da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, inauguradas na manhã deste sábado.

A solenidade de transferência aconteceu na famosa praça do Chafariz e contou com as presenças da população vilaboense, além de embaixadores do Vietnã, Alemanha, dos Países Baixos e da Coreia do Sul; também do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Hélio de Souza; do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Leobino Chaves; do vice-governador, José Eliton, deputados e secretários do Estado; presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Francisco Falcão; vice-presidente do STJ, ministra Larita Vaz ; ministro Carlos Eduardo Gabas, da Previdência Social, senadora Lúcia Vânia, entre outras autoridades.

Com informações do Goiás Agora.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade