Governo do Estado solicita exclusão de Goiás do Horário de Verão

Da Redação Da Redação -
Palácio Pedro Ludovico, sede do Governo de Goiás. (Foto: Reprodução)

O governador em exercício, José Elinton (PSDB), solicitou na última semana ao Ministério de Minas e Energia, e a Presidência da República, a exclusão do estado de Goiás do “rol das unidades federativas submetidas ao horário de verão”.

No documento, José Elinton pede que isso ocorra “ainda em 2015, se possível”, ou, se for o caso, que o ministro Eduardo Braga “proponha à Presidência da República tal providência”.

Do mesmo partido de Eliton, o deputado federal ‘Delegado Waldir, já havia feito uma solicitação semelhante ao Ministério de Minas e Energia no último dia 14.

Segundo o deputado, a atitude de Elinton foi motivada por um pedido dele, mas o  governador diz que foi motivado também por demandas encaminhadas ao seu gabinete, destacando que a implementação do horário diferenciado, por mais uma vez, “tem causado desconforto a significativa parcela da sociedade goiana, seja pelo comprometimento da qualidade do sono, seja pela queda de rendimento no trabalho e na escola, além de gerar transtornos à saúde de pessoas mais sensíveis”.

Segurança

José Eliton também disse no documento que no horário de verão há elevação do sentimento de insegurança, decorrente da antecipação da jornada escolar e de trabalho para um horário em que as ruas ainda estão escuras e lembrou que o consumo de energia em Goiás neste ano está abaixo da média projetada pela CELG.

Até o momento, o Ministério de Minas e Energia não se manifestou sobre o pedido de José Elinton, mas a possibilidade de Goiás ser liberado do cumprimento do Horário de Verão é real, segundo alguns parlamentares de Goiás, já que a redução de consumo de energia elétrica pelos goianos foi feita ainda antes do início do Horário de Verão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade