Inova Goiás é um projeto visionário e mais um legado de Henrique Santillo a Goiás

Da Redação Da Redação -

No ano de 1998, em busca da excelência da Fazenda Barreiro no aprimoramento genético animal, fundei o Instituto Melon. No primeiro momento, a inovação na área tecnológica aplicada ao agronegócio e ao melhoramento genético utilizava do talento de doutores em áreas afins para a otimização do conhecimento em biotecnologia animal.
Um dia, naquele mesmo ano, visitei o ex-governador Henrique Santillo na casa de um grande amigo em comum, o também médico e companheiro saudoso Mauritty Escobar. Santillo, à época, me relatou que tinha ido buscar o apoio de Escobar com o objetivo de convencer os empresários da cidade a apostar num projeto para a construção de um laboratório de bioequivalência para o desenvolvimento de medicamentos genéricos.

Foi neste momento que, a partir deste rico diálogo, topei o desafio de transferir parte do nosso trabalho e de nossa estrutura para servir a este propósito imaginado por Santillo. Propus que ele ajudasse a criar parcerias com o Estado e com os fabricantes de medicamentos da nossa região. Uma semana depois, recebi o Dr. Henrique Santillo na Fazenda Barreiro para que ele pudesse conhecer o Instituto e todas suas vertentes tecnológicas e suas aplicações.

O ex-prefeito e ex-governador ficou realmente impressionado com o que tínhamos criado e me confidenciou que esperava ver aquele tipo de tecnologia em Goiás somente dali a 15 anos. Neste mesmo encontro, que contava com Mauritty e o empresário e seu então genro, Edward Junior, foi-me revelado que ambos tinham profundo interesse em ser candidatos a prefeito de Anápolis pelo PSDB nas eleições que ocorreriam dali a dois anos, em 2000.

A conversa caminhou por diversos assuntos, incluindo a Política, mas não somente ela, até porque naquele momento eu ainda era um conhecedor superficial do tema na região e não tinha qualquer envolvimento partidário. Servi aos convidados a melhor cachaça artesanal que dispunha em minha adega, uma de Salinas que havia ganho de presente do então Ministro Pimenta da Veiga.

Em um determinado momento, para surpresa de todos os presentes, incluindo a mim mesmo, Henrique Santillo se levantou na sala em que nos encontrávamos e disse, “já escolhi meu candidato a prefeito de Anápolis pelo PSDB”. E me tomou pelos braços, erguendo meu punho direito. Isto para a perplexidade dos dois principais postulantes que o acompanhavam e tentavam seduzir e conquistar o seu apoio político.

Henrique Santillo, por estas e outras, sempre foi um político e um homem visionário em todas as áreas a que se dedicou.

Dando prosseguimento ao nosso trato, procurei empresas como a Teuto, a Vitapan e a Neoquímica para colocar em prática nossos planos envolvendo os genéricos. Estabelecemos parceria com a Universidade Federal de Goiás, através da então reitora Milca Severino. Arrendei o Hospital do Coração, do amigo Escobar, para realizar os exames clínicos.

Em 2000, cumprindo a profecia e o conhecimento além do alcance de todos nós, venci a eleição e me tornei prefeito de Anápolis, conforme havia dito Henrique Santillo. Naquele mesmo ano, foi montado o primeiro laboratório de bioequivalência aprovado pelas anciãs do Brasil. Uma conquista atingida a partir de um sonho de um visionário: o doutor Henrique Santillo. Tudo o que ele imaginou – e da forma como o fez – estava acontecendo.

Como tinha de assumir a Prefeitura, não pude dar continuidade pessoalmente ao Instituto Melon, que foi repassado ao hoje nacionalmente conhecido ICF – Instituto de Ciências Farmacêuticas.

Faço este relato histórico e desconhecido até então das pessoas porque nele há o exemplo da oportunidade única que temos hoje no Estado, através da proposta Inova Goiás. Uma ideia arrojada e visionária bem ao estilo Henrique Santillo.

Temos um centro de ensino importante e com qualidade reconhecida no Estado e, especialmente em Anápolis. Também temos uma área aprovada em Anápolis para servir como Parque Tecnológico. Unindo-se a este cenário, dispomos ainda um Parque Industrial na área de Farmácia de primeira linha e reconhecido até mesmo internacionalmente. O Inova Goiás, feito a partir de uma ideia de junção entre a Academia e o poder de investimento das indústrias regionais, nada mais é do que um projeto do sempre visionário Santillo. Há 18 anos, pelo menos, ele tinha já isto em mente.

O ex-governador previu esta aliança entre conhecimento e fonte de investimentos, como previu a minha eleição e como previu a ascensão de outro visionário, o governador Marconi Perillo. É Perillo que, em tempos de crise, busca uma saída destemida, louvável e criativa como o Inova Goiás. É este programa que desde o final da década de 1990 tem exemplos concretos de que tem tudo para dar certo.

Henrique Santillo, sua trajetória e seu legado são a prova disto.

Ernani de Paula é empresário e ex-prefeito de Anápolis

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade