Goiás registra o primeiro caso de microcefalia fora do Nordeste

Da Redação Da Redação -

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás divulgou ontem (24) que o primeiro caso de microcefalia fora do Nordeste foi registrado em Goiás.

Essa doença faz que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal. A criança pode ainda apresentar atraso mental, convulsão, além de dificuldades para andar e falar. O Ministério da Saúde suspeita que o surto esteja sendo proliferado pela contaminação de gestantes através do Zika vírus, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue.

O caso foi registrado em Goiânia.

No Nordeste a doença já é considerada uma epidemia. Ao todo no Brasil, 739 casos no país. Somente Pernambuco, 487 casos foram confirmados, seguidos por Paraíba (96), Sergipe (54) e Rio Grande do Norte (47).

O surto da doença no Brasil é considerado inédito no mundo e o Ministério da Saúde já chegou a pedir que as mulheres no país adiem, por enquanto, planos para engravidar. Não há casos de estudos científicos na medicina e, como não existe tratamento para a infecção, a ação mais eficaz é combater o inseto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.