Inscrições para o Enem começam no dia 9 de maio

Carlos Henrique Carlos Henrique -

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás informa que os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 devem efetuar as inscrições a partir do dia 9 de maio. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 de maio. A expectativa é de que 8 milhões de pessoas se inscrevam durante o período.

A taxa de inscrição custa R$ 68. A isenção é destinada aos alunos concluintes do ensino médio em 2016, matriculados em escolas da rede pública, ou aos que se declararem carentes. Vale lembrar que os isentos que não comparecerem nos dois dias de prova perderão o benefício na próxima edição. Para quem não é isento, o pagamento da taxa pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios até o dia 25 de maio.

A confirmação da inscrição será feita somente pela Página do Participante. Os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail).

Provas

As provas serão aplicadas em todo o País nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, horário de Brasília. As provas começam às 13h30. São cinco horas para a avaliação no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo.

Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado,conforme solicitado durante a inscrição. O candidato deve apresentar documentos comprobatórios para a realização da prova. Para mais informações, acesse o edital.

Já travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem, além de realizar a inscrição, encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho, pelo site do programa.

Benefícios

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Em caso de dúvidas sobre o exame, os estudantes podem ligar para o telefone 0800 61 6161.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade