Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Mês de junho chegou prometendo muitos filmes bons, e muitos outros que não são tão bons. Esta semana, porém, entrou em cartaz um filme que promete agradar, principalmente, muitos nerds, o que não quer dizer que o filme garanta a diversão de quem não conhece o famoso jogo que dá nome ao filme: Warcraft.

Warcraft é um dos jogos MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou jogo de interpretação de personagens online e em massa para múltiplos jogadores) mais famosos do mundo. Lançado em 1994, no início da popularização dos computadores, o jogo narra a batalha entre Orcs e humanos. Diversas versões vieram ao longo dos anos, fundamentando o jogo como uma das maiores fontes de renda da Blizzard Entertainment, empresa responsável pela criação e distribuição de Warcraft. Apesar de possuir uma versão gratuita, depois de certo nível o jogador só pode avançar se pagar para jogar.

O filme é baseado no primeiro jogo da Série, Orcs vs Humans, e foi dirigido por um fã assumido do Game, o que justifica seu esmero pela obra, e o que pode, inclusive, afastar quem não seja tão fã desse tipo de temática já que a obra é bem restrita em sua temática. Duncan Jones, que é filho de David Bowie, que faleceu no início deste ano, é famoso pelo premiado filme “Lunar”, lançado em 2009. Além disso, Jones foi responsável pelo aclamado “Contra o Tempo” de 2011. Apesar de poucos filmes no currículo, é bastante competente quando o assunto é criar filmes de ficção científica que tenham uma boa história.

O Grande trunfo do filme é, justamente, a rica história do universo Warcraft. Não foi feito apenas com o objetivo de se lucrar em cima de um jogo famoso. O game onde cada jogador interpreta um papel, em um universo gigantesco tem muito para mostrar, e dependendo da recepção do público, pode virar uma grande franquia.

O problema, nasce justamente nesta delimitação de narrativa. Outros filmes baseados em games, tendem a ser mais genéricos a fim de atrair um grande público. Já Warcraft promete agradar principalmente os fãs dos jogos, e admiradores deste tipo de história.

Os efeitos especiais são um dos grandes destaques do filme. Uma nova tecnologia de captura de movimentos, que reproduz até os poros da pele dos atores reais, foi desenvolvida especialmente para o filme, pela Industrial Light and Magic, empresa de efeitos especiais criada por George Lucas, criador de Star Wars e Indiana Jones, e responsável por revolucionar o setor, com filmes de sucesso, como os já citados, Star Wars e Indiana Jones, além de grandes clássicos como E.T. – o extraterrestre, Star Trek, Harry Potter, Jurassic Park, Vingadores, Exterminador do

Futuro, entre dezenas de outros grandes filmes. Com a tecnologia criada, o diretor conseguiu criar personagens extremamente realistas, nos levando a crer que Orcs são realmente reais.

Warcraft é cheio de Easter Eggs para os fãs, que vão passar as duas do filme procurando por referências aos jogos.

Talvez quem não conheça o jogo possa ter dificuldade ou demorar um pouco para entender alguns conceitos ligados à mitologia da história, mas nada que atrapalhe a diversão. Em Anápolis, o Filme só está sendo exibido em 3D. No Cine Prime, só acontece exibições dubladas, já no Cinemais existe a possibilidade de escolher entre dublado e legendado. Aproveite o fim de semana para conhecer o fantástico mundo de Warcraft.

NOTA: 5/6

Ficha Técnica

Duração: 128 minutos
Direção: Duncan Jones
Elenco: Travis Fimmel (Sir Andulin Lothar), Dominic Cooper (Rei Llane Wrynn), Dylan Schombing (Príncipe Varian Wrynn), Ben Foster (Mago Medivh), Ben Schnetzer (Khadgar), Ruth Negga (Lady Taria), Toby Kebbell (Durotan), Rob Kazinsky (Orgrim Doomhammer), Clancy Brown (mão negra, “O Destruidor”), Daniel Wu (Gul’dan), Terry Notary (Grommash Hellscream), Paula Patton (Garona Halforcen), Dean Redman (Varia), Burkely Duffield (Calen), Daniel Cudmore (Terunlos), Callum Keith Rennie (Moroes).

Bruno Rodrigues Ferreira é jornalista, psicólogo, especialista em Tecnologia e Educação e Gestão em Saúde. Twitter: @ferreirabrod

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade