Alunos da UEG participam de missão no Rio Grande no Norte

Da Redação Da Redação -

Mais uma vez a UEG participa do Projeto Rondon e neste ano, a Missão Forte dos Reis Magos vai a 20 cidades do Rio Grande do Norte. Os alunos das unidades de Quirinópolis, Anápolis e Ceres embarcaram com a professora Cibele Pimenta para a missão que será na cidade de Rio do Fogo.

A primeira parada da viagem é Natal, onde a turma se juntará aos acadêmicos e docentes de outras 40 universidades. O intuito é promover troca de informações antes de cada equipe chegar às cidades de destino.

A professora Cibele explica que Rio do Fogo apresenta problemas de infraestrutura como saneamento básico. Outras carências enfrentadas pela população da cidade dizem respeito ao aproveitamento sustentável da fauna e da flora da região.

Adriano Guimarães, do Curso de Enfermagem do câmpus Ceres, é um dos estudantes da UEG que participa da Missão Forte dos Reis Magos. Ele não esconde a empolgação com a experiência que viverá. “O projeto é uma lição de vida, por se tratar de um trabalho voluntário. A expectativa dos alunos e das professoras é uma das melhores possíveis, de todos se doarem. Nós vamos passar para aquelas pessoas um pouco do que aprendemos na graduação”, explica o jovem de 21 anos.

Diagnóstico das necessidades

A professora Cibele Pimenta explica que a primeira ação do projeto, em abril, foi uma visita feita pelos participantes aos municípios com o intuito de realizar um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas pela população local. Com esses apontamentos em mãos, foi possível traçar atividades e ações a serem desenvolvidas no período de 24 dias do projeto.

“Esse é um momento em que estudantes e professores realmente aprendem a viver em comunidade, a respeitar as pessoas e suas diferenças, a respeitar as culturas. Quando voltam da missão, os estudantes têm uma outra forma de pensar e de ver o mundo ”, explica.

Somando esforços

O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo federal, em parceria com instituições de ensino superior estadual e federal. O objetivo é despertar nos estudantes a responsabilidade social, por meio do desenvolvimento de ações que tragam benefícios às comunidades das cidades visitadas.

Inscrição

As inscrições para a próxima missão já estão abertas. As atividades da Missão Tocantins do Projeto Rondon estão marcadas para os meses de janeiro e fevereiro de 2017. Para mais informações acesse o site.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade