Bombeiros goianos participam de mundial na Suécia

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Dois soldados do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás integram a equipe brasileira militar que está competindo no 48º Jogos Mundiais Militares, na Suécia. Eles disputam o Life Saving (salvamento aquático), que são provas de natação, remada e corrida, aplicadas ao salvamento de pessoas em situações de perigo em ambientes aquáticos, ocorrendo tanto em piscina quanto em praia, locais mais propícios e passíveis de afogamentos. O campeonato teve início no domingo (07) e prossegue até o dia 15.

Pela primeira vez na história as Forças Armadas abriram vagas para que as forças auxiliares (o artigo 144 da Constituição Federal de 1988 define as polícias militares e os corpos de bombeiros como forças auxiliares e reserva do Exército) pudessem participar dos Jogos Mundiais Militares.

A equipe brasileira militar de Life Saving é composta por oficiais e praças da Marinha e Corpos de Bombeiros de cinco Estados. São seis homens e seis mulheres participando, no total, de 23 provas distintas, incluindo natação com obstáculos, resgate de pessoas, natação com fase em apneia, resgate com pranchas, sufskis, resgate com tubos de resgate, aquatlhon e beach-flag (tipo de corrida na areia).

O CBMGO está representado pela soldado Luna e pelo soldado Gimenes, que, após uma longa fase seletiva, passaram a compor a equipe. Após a seletiva, os soldados do CBMGO deslocaram para o Rio de Janeiro, desde o dia 20 de julho, para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas e no domingo, dia 7, viajaram para a Suécia.

Life Saving

Modalidade tradicional na Europa e na Austrália, o Life Saving é uma expressão americana que quer dizer salva-vidas. Envolve o ato de salvamento, ressuscitação e primeiros socorros. Muitas vezes refere-se a segurança e salvamento aquático, incluindo salvamento especializado em ambiente oceânico, inundações de rio, resgate no gelo, piscinas e outros serviços médicos de emergência. Life Saving também se refere ao esporte onde o salva-vidas pode competir suas habilidades, velocidade e trabalho em equipe.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade