Veja como está ficando a restauração da antiga Estação Ferroviária de Anápolis

Da Redação Da Redação -

As obras de restauração do prédio da antiga Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, na Praça Americano do Brasil, estão avançadas. A intervenção que começou em novembro de 2015 está na fase de conclusão da parte de engenharia e arquitetura. Além de ser uma restauração do prédio, também feito o trabalho artístico, já que se trata de um patrimônio histórico do município.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Augusto César Almeida, é uma obra delicada. “A primeira fase foi retomar as características originais. Essa parte de estrutura física está praticamente finalizada. A segunda fase é a restauração do acervo artístico do prédio”, informou.

Nesta etapa é preciso identificar o que existe de intervenção artística. “Existem vários barrados em parede, elementos artísticos do forro do prédio da estação, nas esquadrias de madeira das janelas e serão tratadas com requinte”, explicou o secretário.

A parte estrutural tem uma parceria com a empresa de transporte coletivo  que atua em Anápolis. Todo o paisagismo do local irá representar as ações de resgate do patrimônio histórico da cidade. A expectativa é abrir para visitação pública em outubro deste ano.

O projeto inclui que no local funcione o Centro Cultural de Preservação da Memória Maestro Sisenando Gonzaga Jaime, que vai abrigar o Museu da Imagem e do Som e o Centro de Memória do Transporte, com ênfase no modal ferroviário. O lugar também será um espaço cultural para realização de exposições e intervenções artísticas. A ideia também é firmar uma parceria com o Instituto Jan Magalinski para promover ações culturais.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O trabalho de restauração se tornou possível graças à aprovação de projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura ao Ministério da Justiça e com o qual se obteve recursos no valor de R$ 400 mil, quase completando o orçamento total do serviço que é de R$ 538.878,49.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O Centro Cultural de Preservação da Memória foi criado pela Lei 3.091, de 14 de setembro de 2004, de autoria do então vereador e hoje secretário municipal de Governo, Mozart Soares.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Tombada como patrimônio histórico do município, a antiga estação, símbolo do desenvolvimento econômico que chegou a Anápolis pelos trilhos da Estrada de Ferro, na década de 1930, é o espaço ideal para abrigar a memória audiovisual da cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.