Coleta de sangue para encontrar doador compatível começa nesta sexta-feira (02)

Apenas 5ml de sangue serão coletados e posteriormente analisados e cruzados os dados genético para verificar quem é compatível com a Rafaela

Da Redação Da Redação -

O Instituto Onco-Hematológico de Anápolis abre as portas nesta sexta (02) e sábado (03) para receber todos aqueles que se sensibilizaram com o caso da pequena Rafaela, que está com leucemia e precisa de doador de medula óssea. Nas últimas semanas a campanha #TodosPelaRafaela ganhou as redes sociais e a imprensa.

Na página do Portal 6 no Facebook quase 10 mil pessoas compartilharam a notícia e centenas escreveram mensagens de solidariedade à família e fazendo votos para que algum doador seja compatível.

Para fazer a doação é necessário estar saudável e ter entre 18 e 55 anos de idade e levar documentos pessoais e comprovante de endereço com CEP. Não é necessário estar em jejum, porém não pode haver a ingestão de bebidas alcoólicas e frituras. Qualquer tipo de sangue pode realizar a doação, pois para a doação de medula óssea, a tipagem sanguínea não é relevante.

Apenas 5ml de sangue serão coletados e posteriormente analisados e cruzados os dados genético para verificar quem é compatível com Rafaela. Independentemente dessa chance, o nome do doador ficará armazenado em um cadastro nacional, disponível para ajudar outros pacientes com leucemia.

A doação de medula óssea é feita através de punções e é coletada nos quadris. O procedimento não oferece nenhum risco e o tempo de recuperação é tão somente 15 dias.

Para mais informações sobre a campanha acesse a página no Facebook.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade