Saiba como usar a nota do Enem para ingressar em uma Faculdade

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Cada vez mais universidades públicas e privadas estão usando a nota do Enem para selecionar seus alunos. Por isso, cada ano que passa o exame fica mais essencial na vida de estudantes que desejam fazer um curso superior

No total, excistem quatro possibilidades para você utilizar o Enem em uma tentativa de ingressar na faculdade.

SISU

A primeira forma é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga na faculdade.

No Sisu, as vagas são exclusivas para universidades públicas e não há limites de renda para participar.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sisu.

Além disso, o sistema não exige nota mínima nas provas do Enem, basta ter feito o Exame no ano imediatamente anterior e não ter zerado na Redação.

ProUni

O segundo metodo e talvez mais popular para a população de baixa renda do país é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Se trata de uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas.

Neste caso, o processo seletivo é gratuito e totalmente informatizado, usando somente o desempenho no Enem para classificar os candidatos a uma das bolsas disponíveis que são de 50% ou 100%.

Diferente do SISU, o ProUni é voltado a estudantes com renda familiar mensal bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Para participar, o estudante precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior,  com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas.

Quem quiser se inscrever neste sistema deve acessar diretamente o site do ProUni.

Complemento do Vestibular

O estudante pode ainda usar a nota do Enem como complemento do vestibular da faculdade que deseja ingressar. O método é usado em algumas universidades públicas bastante concorridas.

Vale lembrar que as regras de utilização da nota do Enem como complemento do vestibular variam bastante de acordo com a instituição, assim como o cálculo da pontuação. É sempre importante consultar o edital do Vestibular para entender como você poderá usar sua nota do Enem neste caso.

Acesso direto pelo Enem

Este é um método mais fácil. Muitas faculdades privadas de todo o Brasil já oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem como forma de ingresso, sem necessidade de vestibular.

Como no sistema anterior, as regras variam bastante entre as instituições e normalmente é possível conseguir uma vaga mesmo tendo feito o Enem há mais tempo (normalmente a partir de 2010, quando o formato do Exame foi modificado).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade