Campanha tenta encontrar doador para garotinho de Anápolis que está com leucemia

Henrique tem 88% da medula comprometida e precisa encontrar doador compatível. Boa ação também pode ajudar outras crianças do estado

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Mais uma campanha de doação de medula está sensibilizando os anapolinos nas redes sociais. Há pouco menos de um mês o pequeno Henrique, que tem apenas três anos de vida, foi novamente diagnosticado com leucemia.

Desde então a família procura doador compatível e já conseguiu trazer o Hemocentro Móvel de Goiânia para Anápolis. A coleta e o cadastro no banco de doadores será nos dias 03 e 04 de fevereiro, no Jaiara Shopping, das 9h às 16h.

Diagnóstico

Em conversa com a reportagem do Portal 6, Vivian Noleto, relatou o sofrimento do filho. Em maio de 2015, quando tinha um ano e sete meses, Henrique começou a sentir algumas dores e ficar pálido. Ao ser levado ao hospital veio o primeiro diagnóstico da doença.

Todo o tratamento foi realizado no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, e após entrar em estado de remissão, Henrique voltou a ficar pálido em dezembro do ano passado. Ao retornar ao hospital, a notícia não foi boa. A doença voltou mais agressiva ainda, tomando conta já de 88% da medula óssea da criança.

Para poder ser submetido a um transplante, Henrique está no Hospital do Câncer de Barretos (SP) realizando exames e recebendo um tratamento que prepara a médula para o procedimento. Para aumentar as chances de cura, é necessário encontrar um doador que seja 100% compatível.

Como doar?

Para doar é necessário estar saudável, ter entre 18 e 55 anos de idade, levar documentos pessoais e comprovante de endereço com CEP. Não é necessário estar em jejum, porém, a pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica e frituras. A tipagem sanguínea não é relevante para a medula óssea.

Apenas 5ml de sangue serão coletados. Posteriormente, o material é analisado e cruzado os dados genético para verificar quem é compatível com o Henrique. Independentemente dessa chance, o nome do doador ficará armazenado em um cadastro nacional, disponível para ajudar outros pacientes com leucemia.

É o que também enche de esperança outras mães com filhos que fazem tratamento no Hospital do Araújo Jorge.

“Tem muitas crianças lá no hospital hoje que estão precisando de medula, então muitas mãezinhas estão confiantes porque essa campanha não vai ajudar só ele [Henrique], mas outras crianças também e outras pessoas que possam  precisar de medula”, lembra Vivian.

A doação de medula óssea é feita através de punções e é coletada nos quadris. O procedimento não oferece nenhum risco e o tempo de recuperação é tão somente 15 dias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.