Jovens de Anápolis podem viajar gratuitamente em ônibus interestaduais

Saiba como se cadastrar e requerer o benefício, válido para todo o país

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Jovens podem viajar gratuitamente por todo o Brasil e pagar meia entrada em shows, espetáculos e eventos esportivos através do aplicativo ID Jovem. Para obter o benefício é necessário ter entre 15 e 29 anos, renda de até dois salários mínimos e se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Valendo em Anápolis e todas as cidades do país, a identidade pode ser emitida pelo app ou pelo site da Caixa. No momento de fornecer os dados, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS), que funcionará como uma chave para acessar o site e emitir a identidade.

Não é obrigatório imprimir a identidade para começar a gozar do benefício. Na hora de retirar passagens ou ingressos basta apresentar a imagem do cadastro pela tela do celular juntamente com um documento oficial com foto.

Já em eventos artísticos ou esportivos, a funcionalidade é a mesma da Carteira de Identificação Estudantil. Basta apresentar a identidade junto com um documento com foto.

Reserva

Nos transportes são reservadas duas vagas gratuitas. Quando esgotadas, mais duas vagas são liberadas com desconto mínimo de 50% no valor das passagens.

A ID Jovem é um direito de todos jovens com baixa renda. Se algum lugar não aceitar a identidade em eventos o Procon deve ser acionado imediatamente. Se a recusa vier da parte de empresas de transporte, a reclamação tem de ser direcionada à ANTT pelo telefone 166.

CadÚnico

A identidade só é validada após a realização do Cadastro Único do Governo Federal, que pode ser feito em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). É necessário a apresentação de todos os documentos, além de ser obrigatório a presença de um responsável da família, maior de 16 anos, com CPF ou título de eleitor, portando os documentos de cada integrante da família como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de eleitor, e se for o caso, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Em Anápolis, as unidades do CRAS estão localizadas na região Sul, Norte e Leste da cidade. Confira os endereços:

CRAS Sul – Avenida Pedro Ludovico, quadra “A” lote 19/29 – Jardim Ana Cláudia

CRAS Norte – Av. Senador Ramos Caiado – Bairro Alvorada

CRAS Leste – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Praça Valdemar Jorge Naben – Jardim Alvorada

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade