Marconi Perillo defende partilha de recursos da repatriação

Governador entende que a repatriação é importante para o Brasil, para os estados e para os municípios

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Como presidente do Fórum de Governadores do Brasil Central e governador do Estado líder da região Centro-Oeste, Marconi Perillo esteve reunido na quinta-feira (15) no Fórum Permanente de Governadores na residência oficial de Águas Claras, sede do governo do Distrito Federal.

Os chefes dos Executivos estaduais definiram uma extensa pauta, mais tarde entregue ao presidente do Senado, Eunício Oliveira.

O pacote contém cinco propostas legislativas de interesse dos Estados. Dentre as matérias está a votação do projeto de securitização da dívida (PLS 204/2016), que permite aos entes federativos, após autorização legislativa, a cessão de direitos de créditos oriundos de contendas tributárias e não tributárias. Essa proposta aguarda votação no plenário do Senado.

Outra proposta prevê a descentralização no ressarcimento dos recursos do Sistema Único de Saúde (PLS 308/2015). A matéria permitiria que os estados e os municípios fossem diretamente ressarcidos quando o atendimento se der em ambiente a eles vinculado. Esse texto está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aguardando parecer do senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE).

A terceira matéria é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 61/2015) que permite a apresentação de emendas individuais ao Orçamento para que se aloquem recursos diretamente para os fundos de participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos municípios (FPM). Esses recursos seriam repassados independentemente da existência de convênio. A PEC já está pronta para ser apreciada em plenário.

Outra matéria trata do projeto (PLS 390/2015) que permite que os valores referentes à compensação financeira possam ser abatidos da dívida dos entes com a União. A matéria ainda está na CAE.

O último ponto pleiteado pelos governadores é o projeto de mais uma rodada de repatriação de recursos no exterior. Os governadores defenderam e sugeriam aos deputados que votassem a proposta ainda nesta quarta em plenário.

O governador Marconi Perillo entende que a repatriação é importante para o Brasil, para os estados e para os municípios: “No ano passado – declarou – esses recursos colaboraram muito com o fechamento das contas dos governos. Foram recursos importantes para investimentos, principalmente em áreas como Saúde, Segurança e Educação”.

“Com a aprovação na Câmara e a conclusão no Senado nós vamos ter, mais ou menos, cinco meses de recursos importantes para o cumprimento das nossas agendas, dos nossos programas, especialmente nossos programas de ajuste fiscal e de investimento em áreas essenciais para a população”, salientou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade