No olho do furacão por vender carne vencida, Friboi nasceu em Anápolis e já foi orgulho da cidade

Trajetória de sucesso da JBS/ Friboi se confunde com o desenvolvimento da cidade, impulsionado pela construção de Brasília

Rafaella Soares Rafaella Soares -

O Brasil assistiu nesta sexta-feira (17) a deflagração da Operação Carne Fraca, a maior já executada executada pela Polícia Federal em toda a história.

Mais de mil agentes foram para as ruas e prenderam executivos de 32 marcas alimentícias – dentre elas a Friboi, da gigante JBS, maior frigorífico do mundo. Entenda.

A JBS nasceu em Anápolis, e dado todo o êxito que o grupo já conseguiu, é vista com orgulho e referência pelos comerciantes locais que com muito esforço sonham em expandir seus negócios para além das fronteiras do município.

História e expansão 

(Foto: Reprodução)

Conhecendo a trajetória desse importante grupo do setor alimentício é possível perceber que a localização estratégica da cidade foi determinante para todo o seu sucesso.

Em 1953, José Batista Sobrinho Júnior, ou ‘Zé Mineiro’, como ficou conhecido, abria seu primeiro açougue, lugar em que criou todos os valores e cultura da empresa.

Com o início da construção de Brasília, Zé Mineiro encontrou sua galinha de ovos de ouro. Fornecendo carne diretamente para as construtoras da nova capital do Brasil, ele enriqueceu e expandiu vertiginosamente seus negócios.

(Foto: Reprodução)

O nome Friboi foi criado em 1970 quando José Batista Sobrinho (JBS) comprou o primeiro abatedouro na cidade de Formosa, localizada a 229 km de AnápolisO nome é uma junção das palavras frigorifico e boi.

Desde então a marca se expandiu para Planaltina (DF) e Luziânia. Em 1993, a empresa comprou a unidade de Anápolis, com capacidade para abater 1.000 animais por dia.

Mais uma vez a cidade serviu de ponto de partida para a empresa, que enfim começou a comercializar carnes desossadas e a realizar pequenas exportações.

(Foto: Reprodução)

Com o crescimento dos lucros, a empresa adquiriu um estabelecimento em Goiânia, que passou a atender o mercado euroupeu. Almejando expansão, novas unidades foram abertas em Barra do Garças (MT) e Andradina (SP).

Em 2004, a JBS instalou a sede corporativa na cidade de São Paulo e logo após, adquiriu as operações da Swift Armour, na Argentina.

Atualmente o grupo controla além da Friboi e Swift, as marcas Maturatta, Seara, Cabana Las Lilas, Pilgrim’s, Gold Kist Farms, Pierce, 1855 e Big Frango.

Já como holding, a JBS comercializa ainda produtos de higiene, limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel dentre outros.

Pioneirismo

A JBS/Friboi também foi a primeira do setor frigorífico a abrir seu capital na Bolsa de Valores. Atua em 22 países e conta com mais de 216.000 colaboradores ao redor do mundo em 340 unidades.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade