CMTT expõe carros destruídos em acidentes para conscientizar população no trânsito

Durante o mês, 25 pontos da cidade receberão veículos que se envolveram em acidentes fatais

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Quem passar pela Avenida Brasil Sul e ver um carro com a frente destruída não precisa pensar que aconteceu um acidente a poucos minutos. O veículo está ali propositalmente e foi colocado pela Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) para a campanha Maio Amarelo- Atenção pela Vida.

Em conversa com a reportagem do Portal 6,  o diretor de Educação no Transito e Transportes, Cassali Júnior, reconhece que a iniciativa é ousada, mas ressalta que ela é necessária para a população se atentar para os altos índices de mortes e feridos nas ruas.

“Mostrar esses carros batidos choca a população, mas de forma educativa. O tema deste ano é sobre escolhas e é o condutor que escolhe atender o celular no trânsito, andar sem cinto de segurança, colocar o filho sem o assento adequado. Atualmente, 90% dos acidentes é por imprudência e de responsabilidade do condutor do veiculo”, lembra.

Ao todo, serão colocados 25 veículos pela cidade (18 carros e sete motos). Junto as carcaças, a CMTT estenderá uma faixa contando a história das vítimas que estavam nesses automóveis. Além da Avenida Brasil, foram escolhidos a Praça Dom Emanuel, a Avenida Pedro Ludovico, Universitária, Fernando Costa e Presidente Kennedy.

“Nossa intenção é promover grandes debates entre a sociedade civil e implementar ações educativas  para conscientizar o cidadão para que fiquem atentos às normas de trânsito e tenham atitudes mais responsáveis”, explicou.

Conforme Cassali, a ação durará todo o mês de maio e contará também com palestras em escolas, empresas e blitz educativas em vários pontos da cidade.

“No final do mês teremos um evento no Parque Ipiranga com um simulador de capotamento mostrando às pessoas a sensação real de como é o acidente”, acrescentou. Os mesmos simuladores também passarão pela Praça Bom Jesus e no Brasil Park Shopping.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade