Deputado quer dar título de cidadão goiano ao Papa Francisco e viajar ao Vaticano

Se projeto for aprovado, uma comissão de deputados irá pessoalmente à Europa só para entregar a condecoração

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Um projeto de lei bem atípico foi apresentado em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na última terça-feira (06).

Autor da iniciativa, o deputado estadual e ex-presidente da Casa, Helio de Sousa (PSDB), quer dar o Papa Francisco o título de cidadão goiano e já ganhou apoio de mais 17 colegas.

Na justificativa, Helio disse essa é uma forma de prestigiar o religioso argentino pela ‘relevância das contribuições éticas, morais, sociais, políticas, econômicas e culturais’ que o pontífice tem prestado à sociedade.

“Não se exige que o homenageado resida ou tenha residido na localidade onde suas ações tiveram efeito. Basta somente que suas contribuições sejam relevantes para aquele povo”, defendeu reforçando ainda que outras razões também também motivaram a propositura.

“Nós fomos sondados por famílias católicas e em nome desse segmento achamos por bem fazer essa homenagem em nome do povo goiano, em nome do povo brasileiro. Nesse momento tão conturbado do país é importante que a gente possa ter algo que, de concreto, simbolize a paz e a esperança, o equilíbrio e o bom senso, aquilo que o Papa nos transmite”.

Viagem

Jorge Mario Bergólio tem nacionalidade argentina e foi eleito Papa em 2013. Se o projeto for aprovado, segundo Hélio de Sousa, uma comissão de deputados irá pessoalmente ao Vaticano entregar o título de cidadão goiano. Garante Hélio que o custo da viagem sairá do bolso de cada deputado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade