ID Jovem concede meia entrada e viagens a jovens de Anápolis

Prefeitura estima que mais de 20 mil jovens da cidade estão aptos a se inscrever em programa do Governo Federal

Da Redação Da Redação -

Ter uma Identidade Jovem (ID Jovem) abre portas e facilidades para muitas coisas. Porém, a maioria desse público em Anápolis nem sabem que o documento existe e, por conseguinte, não usufruem de direitos assegurados como o pagamento da meia tarifa em eventos artístico-culturais e esportivos.

Conforme a Assessoria da Juventude da Prefeitura, em Anápolis são mais de 20 mil pessoas entre 15 e 29 aptas a se inscrever. Para estimular a participação no programa esse núcleo fará ações em todas as escolas e colégios públicos da cidade. O Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime, no Jundiaí Industrial, foi o primeiro a receber a equipe.

Cadastro

Para realizar o cadastro via internet é preciso acessar o site da ID Jovem e preencher todos os dados solicitados, incluindo o número do Número de Identificação Social (NIS), que funcionará como uma chave para acessar o site e emitir a identidade. Não é obrigatório imprimir a ID Jovem para começar a gozar do benefício. Na hora de retirar ingressos basta apresentar a imagem do cadastro pela tela do celular juntamente com um documento oficial com foto.

Já em eventos artísticos ou esportivos, a funcionalidade é a mesma da Carteira de Identificação Estudantil, bastando apenas apresentar a identidade junto com um documento com foto.

Em ônibus são reservadas duas vagas gratuitas. Quando esgotadas, mais duas vagas são liberadas com desconto mínimo de 50% no valor das passagens.

ID Jovem é um direito de todos jovens com baixa renda. Se algum lugar não aceitar a identidade em eventos o Procon deve ser acionado imediatamente. Se a recusa vier da parte de empresas de transporte, a reclamação tem de ser direcionada à ANTT pelo telefone 166.

CadÚnico

A identidade só é validada após a realização do Cadastro Único do Governo Federal, que pode ser feito em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). É necessário a apresentação de todos os documentos, além de ser obrigatório a presença de um responsável da família, maior de 16 anos, com CPF ou título de eleitor, portando os documentos de cada integrante da família como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de eleitor, e se for o caso, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Em Anápolis, as unidades do CRAS estão localizadas na região Sul, Norte e Leste da cidade. Confira os endereços:

CRAS Sul – Avenida Pedro Ludovico, quadra “A” lote 19/29 – Jardim Ana Cláudia

CRAS Norte – Av. Senador Ramos Caiado – Bairro Alvorada

CRAS Leste – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Praça Valdemar Jorge Naben – Jardim Alvorada

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade