Julho pode ser o primeiro mês do ano sem registro de chuvas em Anápolis

Estiagem antecipada pode refletir severamente sobre os meses de agosto e setembro, costumeiramente os mais secos na cidade

Da Redação Da Redação -

Atualizado às 23h57 com correção

Os últimos dias de julho estão chegando ao fim acompanhados de algo inédito neste ano em Anápolis: a estiagem. Não chove na cidade desde meados da primeira quinzena de junho.

O fenômeno ocorre principalmente pela antecipação dos efeitos climáticos do inverno no Cerrado, como tempo seco, baixa umidade, maior frequência do vento e temperaturas mais amenas.

Porém, a ausência de chuvas traz mais problemas que benefícios e pode refletir na agricultura e no volume dos rios, aumentando a perspectiva de piora da situação nos meses de agosto e setembro, que costumeiramente são mais os mais quentes e secos do ano.

Como mostra no infográfico do INPE/CPTEC, até a próxima quinta-feira (27) a possibilidade precipitação é zero, com a temperatura oscilando entre mínima de 15ºC a 28ºC durante o período.

Daí até o dia 31, caso a previsão do tempo se fruste, cairiam apenas chuvas isoladas, de curta duração e com incidência nas partes mais altas da cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.