Primeira vacina contra o câncer já está sendo usada com sucesso no Brasil

Criada nos Estados Unidos, ela está sendo testada em paciente idoso com leucemia rara

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Um paciente idoso do Hospital São Camilo Cura d´Ars, em Fortaleza, foi o primeiro do Brasil a utilizar uma vacina contra o câncer. O tratamento teve início na última sexta-feira (1º) e já apresenta resultados positivos.

Conforme a unidade hospitalar, a vacina Blinatumomab, conhecida como Blincyto, foi inicialmente lançada nos Estados Unidos e só em dezembro de 2016 chegou ao mercado. Desde então, vários testes foram iniciados em pacientes recidivos de leucemia linfocítica aguda.

A doença é considerada rara e diagnosticada em menos de 150 mil brasileiros por ano.

Ronald Feitosa Pinheiro, pós-doutor em hematologia e responsável pelo tratamento do idoso, lembra que a Blincyto foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), avaliada há apenas dez dias no Brasil e indicada especificamente para o caso.

“A doença do paciente afeta normalmente ‘os extremos’: crianças e idosos. As crianças são curadas em 80% dos casos. Nos idosos, é praticamente incurável. Nosso paciente, além de portador da doença, é ainda reincidente, sem opções de tratamentos”, explicou em entrevista ao G1.

O tratamento tem duração de menos de um mês, mas o paciente já apresentou sinais de melhora.

“As células ruins já caíram de 60 mil para 4 mil. A droga imunobiológica é considerada uma vacina contra o câncer. É um anticorpo para as células do câncer”, explicou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade