Bebê de três meses se torna doador de órgãos mais novo da história de Goiás

Família do pequeno paciente consentiu com a doação após a criança ser vítima de um traumatismo cranioencefálico

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Na última sexta-feira (15) um bebê de apenas três meses de idade tornou-se o doador de órgãos mais jovem do Estado de Goiás em captação realizada no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A família do pequeno paciente consentiu com a doação após a criança ser vítima de um traumatismo cranioencefálico (TCE) que, apesar de todos os esforços da equipe multidisciplinar do hospital, foi fatal.

Desde esse dia até ontem (18) foram realizadas quatro captações de órgãos, uma por dia, sendo a de um homem de 54 anos, também vítima de TCE, e os outros devido a acidente vascular cerebral hemorrágico, um jovem de 16 anos e uma mulher de 50 anos de idade. O ato de solidariedade dessas famílias auxiliou pessoas que estavam na fila do transplante em Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, através da doação de rins, coração e fígado.

A coordenadora de captação de órgãos e tecidos da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas, parabenizou a equipe do Hugol pelo empenho e excelência no atendimento aos pacientes e aos familiares. “Vocês estão fazendo a diferença para aquelas pessoas que estão na espera por uma nova vida na fila de transplantes”, relata a enfermeira.

Um dos fatores preponderantes para a alta taxa de consentimento familiar para a doação de órgãos no Hugol refere-se a um empenho dos profissionais da unidade no acolhimento e orientação dos usuários (pacientes, acompanhantes e visitantes). “Mesmo com equipamentos modernos, estrutura de grande porte e profissionais capacitados, alguns pacientes não conseguem se recuperar e fatalmente vão a óbito. É nessa hora que surge a segunda chance de salvar vidas: com a autorização das famílias dos pacientes desses casos irreversíveis, é possível captar órgãos e tecidos e transplantá-los em outras pessoas que esperam ansiosas por mais uma oportunidade de viver”, explica o Diretor Geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol.

Setembro verde

Em alusão ao mês de conscientização para a importância da doação de órgãos e tecidos, o Hugol iluminou sua fachada na cor do “Setembro Verde” e programou atividades, através da sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, para realização durante o mês, com o apoio da Central de Transplantes do Estado de Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade