‘Parque da Matinha’ deve passar por revitalização e ganhar novos brinquedos

Empresa que explorava entretenimento não quis revisar contrato e acabou abandonando o local

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Para não repetir o desastre que deixou 13 pessoas feridas no Mutirama em Goiânia, no mês de julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano decidiu interditar os brinquedos existentes no Parque da Matinha, no bairro Maracanã.

Dona dos equipamentos, o Ita Parque não aceitou a revisão do contrato que previa a realização de uma manutenção nos brinquedos.

“Era um contrato bem frágil, onde eles tinham alguns deveres que não cumpriram durante todo o período que estiveram no parque”, disse o secretário Daniel Fortes à reportagem do Portal 6.

Por causa dessa resistência, a Prefeitura de Anápolis determinou a retirada de todos os aparelhos do local enquanto a Procuradoria Geral do Município finaliza o termo de referência para um novo edital de licitação.

“Algumas poucas empresas já nos visitaram e mostraram interesse em explorar o espaço. Nós vamos publicar o edital e assim que as empresas forem aparecendo, nós vamos escolher qual que vai melhor atender a nossa cidade”, adiantou o secretário.

Embora sem permissão de uso, desde 2010 o contrato do Ita Parque com a Prefeitura vinha sendo prolongamento por prazo indeterminado.

O documento, feito por decreto, impedia a terceirização dentro do Parque da Matinha, cláusula descumprida pelo Ita Parque, segundo a Secretaria. Outro motivo de desgaste da empresa com a administração municipal refere-se aos pagamentos de água, luz e a manutenção dos equipamentos de diversão, que não estavam sendo feitos.

“Os brinquedos estavam sem pintura, tinha muito óleo embaixo deles e a energia elétrica estava cheia de gambiarra. Usando nosso critério de segurança, chamamos a empresa para conversar, mas eles não deram posicionamento se podia trocar os brinquedos ou fazer reforma e simplesmente optarem de sair”, relatou Joserany Santos, servidora da Secretaria.

Revitalização

A Prefeitura de Anápolis vai revitalizar o Parque da Matinha para que o local, inaugurado na década de 1970, volte a ser uma opção de lazer na cidade. Em conversa com a reportagem do Portal 6, o gerente de praças Arthur Lopes disse que a intenção da administração municipal é trazer novidades que sejam voltadas para a educação ambiental.

Com a reforma, o espaço deverá ganhar nova iluminação e uma praça de alimentação. Mas nenhum dos cinco brinquedos pertencentes à Prefeitura poderá ser reaproveitado.

“Eles não podem mais ser usados porque estão sucateados, estão faltando peças, algumas outras estão enferrujadas. Nunca houve manutenção naqueles brinquedos.  Tem sete anos que a empresa estava lá e nunca fez manutenção como deveria ser feito. Nessa gestão houve a necessidade de interdição para não colocar as crianças em risco e para não se repetir o desastre que ocorreu em Goiânia, e em outras cidades do país”, frisou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade