Como escolher o melhor pneu para seu carro?

Da Redação Da Redação -

É muito importante conservar os pneus dos nossos carros, seja para evitar acidentes, danos ao carro ou excesso de consumo de combustível.

Cada modelo de carro tem um tipo específico de pneu de acordo com o aro recomendado pelo fabricante. Diversos outros fatores também podem influenciar na escolha do pneu ideal para o seu veículo. Neste artigo trataremos de alguns deles:

Primeiramente, os pneus podem variar de acordo com o objetivo da utilização em determinado veículo. Se o objetivo é manter o original de fábrica, existe um tipo, se o objetivo é adaptá-lo para aros maiores, existe outro tipo. Existe perfeitamente a descrição no próprio pneu. Ela pode começar com “P”, “LT”, “Max. load” para o tipo de pneu.

O número seguinte anotado em cada pneu é a largura, seguido da relação entre altura lateral e largura, o tipo de construção do pneu, Por exemplo “R” Radial ou “D” Diagonal, diâmetro do aro, taxa de carga, classificação de velocidade e em alguns tipos de pneu seu uso em determinadas estações.

Por exemplo, um pneu com a especificação P195/60R16 63H M+S indica largura da banda de rodagem em milímetros (195), a relação entre largura e altura da lateral comparada à altura (60), a construção radial (R), o diâmetro do aro em polegadas (16), a taxa de carga (63), a classificação de velocidade (H) e o tipo de estação mais adequado (M+S – pneu adequado a todas as estações).

Caso você trafegue muito por estradas ou vias rápidas evite pneus com taxa de velocidade baixa. Em uma velocidade muito maior que o limite do pneu ele irá deformar e poderá causar acidentes graves.

Caso ande muito por cidade, pode-se optar por um pneu com um índice de velocidade menor e menos largo, que costumam ser mais baratos. Pneus mais largos absorvem melhor as irregularidades da pista e proporcionam um maior conforto, por exemplo.

Portanto, cada tipo é adequado para um veículo, um tipo de direção e um perfil de motorista. Ao realizar a troca dos pneus do seu carro não deixe de observar cada item apresentado aqui.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.