Anápolis está entre as cidades com mais registros de pessoas com sífilis em Goiás

Ranking epidemiológico foi divulgado pela Secretaria de Estadual de Saúde

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Neste sábado (21) será comemorado pela primeira vez no Brasil o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

A data foi instituída em março deste ano e, de acordo com um boletim epidemiológico recentemente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, não poderia ter vindo em melhor hora.

Segundo o documento, Anápolis está entre as cidades do estado que mais registra casos da doença. Nos casos de sífilis adquirida, a cidade ocupa o 5º lugar, com 109 registros; enquanto que sífilis em gestantes está em 3º lugar, com 82 registros; e em 4º lugar se tratando da sífiles congênita, com 27 pessoas contaminadas.

A capital goiana lidera o ranking em todos os três levantamentos.

A análise dos dados mostra que os maiores problemas que interferem na propagação da Sífilis é o acesso tardio ao pré-natal, diagnóstico tardio, tratamento inadequado e o preenchimento inadequado da ficha de notificação.

Veja o boletim epidemiológico na íntegra.

DST

A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que costuma ser transmitida por contato sexual e que adentra o corpo humano através de pequenos cortes presentes na pele ou membranas mucosas.

Apesar de ser curada facilmente e sem maiores danos à saúde. A doença é um mal silencioso e requer diversos cuidados. Esse diagnóstico é facilmente identificado através do exame de sangue. O contágio pode ser evitado com o uso do preservativo.

Existem casos raros em que pode acontecer durante o período latente e há também o tipo congênito, onde a mãe passa para o filho durante a gravidez ou parto.

Depois de curada, ela só reaparece caso a pessoa seja infectada novamente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade