Encontro raro de Vênus e Júpiter poderá ser visto a olho nu em Anápolis

Próxima vez que os dois planetas estarão tão próximos assim, em um horário observável, será em 2 de novembro de 2039

Da Redação Da Redação -

Moradores de Anápolis que nunca acompanharam um encontro cósmico no céu já podem se preparar. É que Vênus e Júpiter estarão lado a lado e poderão ser vistos nesta segunda-feira (13).

Segundo o Space.com, site especializado no tema, o fenômeno poderá ser visto a olho nu na cidade a partir das 04h05. O ápice ocorrerá às 04h50 quando os planetas estarão separados por apenas 0,28 graus – brilhando como se fossem um só.

O fenômeno também está sendo avisado pelo Facebook.

https://www.facebook.com/denilsonboavent/posts/1322841574528590?pnref=story

Raridade

Essa proximidade, porém, é uma ilusão de ótica. Conforme a Galeria do Meteorito, Vênus estará a 246 milhões de quilômetros da Terra, e Júpiter, a 956 milhões de quilômetros.

Apesar dos planetas marcarem encontros a cada 13 meses, o evento desta segunda-feira (13) é raro, principalmente por não acontecer durante o dia.

Para se ter uma ideia, a próxima vez que Júpiter e Vênus estarão tão próximos assim em um horário observável, será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade