TV de Portugal descobre tráfico internacional de crianças na Igreja Universal

Segundo a TVI, foram sete meses de investigação que trazem à luz casos em que filhos foram arrancados das mães para serem entregues a pastores e bispos da IURD

Da Redação Da Redação -

Uma das principais emissoras de televisão de Portugal, a TVI exibe a partir desta segunda-feira (11), dentro do Jornal das 8 (espécie de Jornal Nacional lusitano), a série de reportagens “O Segredo dos Deuses”, resultado de uma investigação de sete meses que descobriu uma rede internacional de doações ilegais de crianças praticada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) naquele país.

“A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) tinha, na década de 1990, um lar ilegal de crianças, em Lisboa, de onde desapareceram vários menores roubados às suas mães”, adiantou a TVI.

Segundo a estação portuguesa, “as crianças eram entregues diretamente no lar, à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por bispos e pastores da igreja”.

A série mostrará depoimentos de mães que após 20 anos decidiram falar à opinião pública sobre o que elas passaram após não conseguirem amparo da polícia e do Estado Português para reaverem os filhos de volta.

“O que as mães hoje em dia querem não é revê-los, até porque a maioria deles são maiores [de idade]. O que essas mães querem é que saibam a verdade e saibam que elas nunca as abandonaram. E o que a TVI, de alguma forma, quer ajudar é que o Estado Português respondam à essas mães uma vez que negou resposta quando fizeram requerimentos ao Tribunal e não tiveram respostas, quando foram à polícia e tentaram fazer queixa e ninguém as ouviu. Vinte anos depois tem que ser feita Justiça à essas mães”, afirma Alexandra Borges, jornalista que liderou as investigações.

https://www.youtube.com/watch?v=JJn-dVMQCYY&feature=youtu.be

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade