Aulas em simulador passam a ser obrigatórias nas auto-escolas de Goiás

Liminar que estabelecia o não uso do equipamento foi derrubada pelo Denatran

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A partir desta segunda-feira (08), todos os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) de Goiás terão que fazer o uso do simulador de direção veicular. A exigência é voltada para todos que abrirem processo na categoria B.

Inicialmente, o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a  implantação dos simuladores era 31 de dezembro de 2016, mas os CFC’s do estado entraram com uma liminar para não precisarem utilizar a ferramenta. Porém, a liminar foi derrubada após o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) entrar com recurso.

Agora, para tirar a primeira habilitação, o candidato terá de fazer pelo menos 25h de aula. Destas, 20 deverão ser em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas em período noturno, e as outras cinco devem ser feitas no simulador, com uma hora de período noturno.

Os que já possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e querem adicionar a categoria B só precisarão de 15h de aula e cinco horas no simulador.

No equipamento, os alunos são inseridos em situações de ultrapassagens, mudanças de faixas, direção com chuva e manobra em marcha à ré.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade