Juiz de Rio Verde toma frente para construir presídio com indústria para detentos

Construção já começa neste mês e conta com ajuda da comunidade e empresários da cidade

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Querendo implementar o caráter ressocializador da pena, criar oportunidades de trabalho e educação no interior do estabelecimento prisional e humanizar o cumprimento da pena pelos presos, magistrados goianos têm saído de seus gabinetes e buscado recursos para construção de presídios.

E foi assim que o juiz Eduardo Alvares de Oliveira, da 1ª Vara Criminal de Rio Verde, tomou frente do projeto de construção de um Complexo Prisional-Industrial no município com a ajuda da comunidade.

A ação é fruto da parceria do Poder Judiciário de Rio Verde, Ministério Público local e a população. Assim, o Conselho da Comunidade está sendo o órgão gestor e executor da obra, acompanhado da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV), que conta com a participação do Poder Judiciário e do Ministério Público na captação de recursos para iniciar as obras, bem como do município de Rio Verde, na primeira etapa da construção.

A construção do Complexo Prisional-Industrial do município abrigará três unidades prisionais – a Casa de Prisão Provisória (CPP), Penitenciária e Colônias Agrícola e Industrial – e já tem data para começar: neste mês de  janeiro de 2018. Audacioso, ainda não se sabe quando terminará o projeto.

A expectativa é que a obra dure 12 meses, mas depende dos recursos que ainda estão sendo captados. Além disso, na Colônia Industrial, por meio da ACIRV, serão instaladas 16 empresas que se utilizarão da mão de obra carcerária para a produção.

Juiz Eduardo Alvares de Oliveira, da 1ª Vara Criminal de Rio Verde(Foto: Ascom/ Câmara Rio Verde)

De acordo com o juiz, a iniciativa da construção da nova unidade prisional em Rio Verde surgiu de um movimento conduzido pela ACIRV, que procurou o magistrado, com outras autoridades locais, em 2016, para discutirem a possibilidade de transferência da CPP do centro da cidade para outro lugar, já que estavam ocorrendo muitas fugas.

“A partir daí, iniciamos um amplo diálogo com autoridades locais e representantes do governo estadual na procura de soluções para a construção ou transferência da unidade prisional”, explicou.

E, após várias reuniões, segundo Eduardo Alvares, foi desenhado um modelo de unidade prisional-industrial, inspirado no que está sendo implantado em Senador Canedo, onde está sendo construído um presídio com a colaboração dos empresários que, em contrapartida, poderão instalar empresas no interior do estabelecimento prisional.

“Com isso surgiu a ideia de construir um complexo que proporcionará emprego da mão de obra carcerária na produção industrial de Rio Verde, possibilitando, portanto, a ressocialização do reeducando através do trabalho remunerado”, destacou.

As informações são do TJGO

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade