Anápolis registra 14 vezes mais homicídios que a cidade de Nova York

Há 30 anos, a estadunidense era uma das cidades mais violentas do mundo, mas mudou ao adotar quatro iniciativas

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Nova York tem 8,6 milhões de habitantes e, além de ser a cidade mais populosa dos EUA, também figura entre as maiores do mundo.

Um dado recente, divulgado de maneira oficial pelas autoridades novaiorquinas, dá a dimensão do sucesso que a segurança pública de lá tem conseguido no combate à criminalidade e homicídios nos últimos 30 anos.

Em 2017 houve por lá 290 assassinatos, uma taxa de 3,4 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em Anápolis, uma cidade de 375 mil habitantes, essa taxa chega a 47,7 – considerando o levantamento de mortes realizado pelo Portal 6 a partir da contagem feita pela imprensa radiofônica da cidade. Ou seja, aqui se mata 14 vezes mais.

Veja só

Se nos anos de 1980 Anápolis era uma cidade extremamente pacata, em que se podia andar sem medo de madrugadas pelas ruas, agora a situação é bem outra. Andar até mesmo de dia é arriscado.

Na mesma época, Nova York era extremamente violenta e servia de inspiração para filmes de ação que envergonhavam a maior potência do mundo.

Como?

A cidade só conseguiu sair dessa situação fazendo valer uma rigorosa lei de tolerância zero e aplicando a teoria das janelas quebradas, além do alto investimento em efetivo policial e tecnologia.

Transporte 1

Uma reunião iniciada no final da manhã desta segunda-feira (22) no Porto Seco de Anápolis discute o impacto da paralisação de carregamentos feitos a partir da Ferrovia Centro Atlântica. Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a senadora Lúcia Vânia (PSB) e empresários locais.

Transporte 2

Oito ônibus foram locados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para fazer o transporte de mais de duas mil crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o antigo PET. O custo total foi de R$ 465 mil e é válido por nove meses.

Lançamento 1

Às 18h, na Kia Motors da Avenida Brasil Sul, ocorre o lançamento do Calendário 2018 da Casa Joana, entidade que ajuda autistas e portadores da síndrome de down. A blogueira Layla Monteiro fará a presença vip no local e estará autografando peças adquiridas da coleção.

Lançamento 2

Na próxima quarta-feira (24) a Secretaria Municipal de Educação lança a campanha ‘Bullying: Brincadeira sem Graça’ para combater a violência no ambiente escolar. Mais de 36 mil alunos da rede voltam às aulas no mesmo dia.

Sem parar

Presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (ISSA) e interino na pasta de Desenvolvimento Social, Rodolfo Valentine tem trabalhado mesmo com dengue.

Complicado

Um casal de namoradas foi constrangido em um bar de Anápolis após demonstrações de carinho. O dono pediu que elas parassem porque lá é ‘um lugar família’.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade