Alvarás de construção passam a ser liberados em até 48h pela Prefeitura de Anápolis

Processo durava até oito meses. Agora, uso da tecnologia permitiu redução

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Esperar até oito meses para conseguir um alvará de construção não será mais um problema para setor da construção civil em Anápolis. É que a Prefeitura lançará nesta quarta-feira (24) um sistema que disponibilizará o documento em até 48h.

Com a ferramenta, os profissionais não precisarão mais se deslocar a nenhum órgão municipal para receber o alvará, pois tudo será feito pela internet e poderá ser impresso em qualquer lugar, sem burocracias.

No processo também foi eliminada uma etapa que exigia a visita de um fiscal da Prefeitura na obra para conferir se as informações repassadas pelos profissionais estavam corretas. Essa formalidade chegava a consumir até 20 dias do tempo para liberação.

Segundo o secretario de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Daniel Fortes, o deslocamento do fiscal só ocorrerá “se o profissional fizer algo em desconformidade com o que foi apresentado no processo”.

De acordo o secretario, todos documentos emitidos contarão com uma espécie de assinatura digital, que deverá ser fixada na obra.

Com esta assinatura, a leitura de todas as informações sobre obra poderá ser feita através do celular usando o QR Code.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade