Governo de Goiás quer levar alunos da rede pública para países de língua espanhola

Intercâmbio para países de outros idiomas também está sendo negociado

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A Secretaria de Governo (Segov) divulgou na última terça-feira (30) que já tem a lista com os nomes dos 175 estudantes da rede pública que farão parte da segunda turma do programa Goiás Sem Fronteiras (GSF).

Assim como na primeira edição, os novos alunos terão a oportunidade de estudar por quatro semanas na New Jersey City University (NJCU), nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

A Segov, no entanto, também anunciou uma grande mudança no programa, que está prevista para vigorar ainda este ano. É que ao invés de enviar os adolescentes apenas os Estados Unidos, o GSF quer que o intercâmbio também ocorra em países de língua francesa e espanhola.

A Secretaria de Juventude já está fase de negociações com instituições do Canadá e avaliando propostas de universidades da Europa e Oceania. Para esse próximo concurso, a previsão é que 300 alunos sejam selecionados.

De acordo com o secretário de Governo Tayrone Di Martino, a recomendação é que os alunos comecem a estudar para as provas, que avaliam o conhecimento dos candidatos em língua estrangeira, português, atualidades, ciências humanas e matemática.

“A Segov vai preparar os editais e informar em tempo hábil. O momento agora é de estudar para chegar na prova bem preparado”, disse.

As datas do processo seletivo ainda não foram divulgadas. Mas, assim que liberado, os alunos poderão acessar o edital com todas as informações no site do IBRAE.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.