Conheça dona Tereza, que deixou Japão há mais de 50 anos para viver em Anápolis

Famosa por vender um dos melhores morangos da cidade, ela lançou um livro contando sobre o sonho e a experiência de viver no Brasil

Da Redação Da Redação -

Sair de casa para tentar a vida em outra cidade é um grande passo. Mas largar tudo para morar do outro lado do mundo é um verdadeiro ato de coragem.

Como é o caso de Takako Takahashi, de 77 anos, que nasceu no Japão e decidiu ainda criança que trabalharia o quanto fosse necessário para se mudar para o Brasil.

Com mais disposição que qualquer jovem e muitas histórias para contar, Takako, mais conhecida como dona Tereza, decidiu colocar toda a vida em um livro, que foi lançado na última quinta-feira (15), em Anápolis.

Em conversa com o Te Amo Anápolis, dona Tereza explicou que o objetivo em escrever o livro, denominado A saga de uma japonesa no Brasil, foi de inspirar e ajudar outras pessoas.

“Eu tinha vontade de escrever para deixar uma marca do meu caminho de vida. Cada minuto da minha vida que eu andei foi honestamente e eu eu tenho muita gratidão pelo povo brasileiro, é o melhor país do mundo” disse.

Apesar de ter passado por muitas dificuldades, a escritora acredita que a missão de vida sempre será trabalhar para fazer do mundo um lugar melhor.

“Deus me deu essa vida e eu tenho como missão ajudar outras pessoas. Se outra pessoa está feliz, eu fico mais feliz ainda. Em 1992 entrou um ladrão em nossa fazenda e matou o meu marido. Éramos casados há 30 anos e ele sempre foi muito caridoso. Em cima disso eu quis continuar ajudando. Não pode ter criminosos no Brasil, o país vai melhorar quando não existirem mais cadeias, isso vai acontecer um dia e quero ajudar” conta.

Feirante em Anápolis há 30 anos e conhecida por vender um dos melhores morangos da cidade, Takako disse que que sempre vai trabalhar em benefício de quem precisa.

“Aqui em Goiás a terra é maravilhosa para plantar. Anápolis é um lugar muito bom, cheio de pessoas boas e que me aceitaram. Eu nunca uso agrotóxico, sempre pensando na saúde do anapolino. Eu sou anapolina”, declara.

Responsável pela edição do livro, a jornalista Lúcia Monteiro disse à reportagem que conhecer a vida de dona Tereza foi uma experiência inspiradora e que será um grande aprendizado para todos que comprarem a obra.

“Quem ler o livro vai se impressionar com a vida que ela construiu em torno de um sonho. O lema da vida dela é sempre agradecer e nunca reclamar. Ela tinha me falado dessa vontade de escrever, então a gente começou há pouco mais de dois anos. Tem acontecimentos alegres, tristes. Estou muito satisfeita com o resultado”, salientou.

Segundo Lúcia, no livro serão encontradas histórias do casamento de Takako, da infância vivida em meio a guerra e dos bens e pessoas que perdeu e ganhou desde que chegou no Brasil.

Inicialmente, a autobiografia, que custa R$25, não será comercializada em livrarias.

Interessados em conhecer a história da dona Tereza podem entrar em contato direto com ela pelos telefones (62) 3313-2321, (62) 9 9234-9934 ou (62) 9 9686-0228.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade