“Calçada não é garagem”: conheça a campanha da CMTT que quer educar motoristas engraçadinhos

Diversas ações de conscientização deverão ser realizadas pela até a próxima semana

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (21) uma campanha que quer conscientizar os motoristas de Anápolis a não estacionarem carros em cima das calçadas.

Inicialmente, a campanha, denominada “Calçada não é garagem”, realizará blitzes educativas e distribuirá panfletos no trânsito.

Encerradas as atividades, os motoristas passarão a ser fiscalizados e, caso eles coloquem o veículo na calçada, eles serão notificados.

De acordo com Carlos César de Toledo, diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), a mobilização tem objetivo de ensinar os motoristas sobre os direitos de livre acesso pertencentes aos pedestres.

“É bom lembrar que a lei [de acessibilidade] precisa ser cumprida e as calçadas desobstruídas para as pessoas terem acessibilidade, mobilidade. Temos que garantir o direito de ir e vir”.

Segundo Carlos, também será criada uma Lei Municipal para regulamentar o uso correto das calçadas de Anápolis.

“Diversos municípios do Brasil fizeram isso. É necessário ter um metro e vinte para essas calçadas, de acordo com a Lei Federal, mas é o município que pode determinar que o passeio tenha o mínimo exigido para os pedestres e com separação para destinar ao estacionamento de veículos”, explicou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.