Bispo de Goiás é preso em operação do MP por desvios de dinheiro na Igreja Católica

Investigações se iniciaram após o Ministério Público ter recebido denúncias de fiéis dando conta que os desvios haviam sido iniciados em 2015

Da Redação Da Redação -

Durante a madrugada desta segunda-feira (19/3) o Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou a Operação Caifás para desarticular uma associação criminosa que atuava desviando dinheiro da Diocese da Igreja Católica de Formosa e de algumas paróquias ligadas a ela em outras cidades.

Os recursos eram provenientes de dízimos, de doações, de taxas como batismo, casamento, dentre outras, e de arrecadações festivas de dinheiro proveniente de fiéis.

Ao todo foram cumpridos 13 mandados de prisão e dez de busca e apreensão em três municípios de forma simultânea, sendo nove de prisão e cinco de busca e apreensão em Formosa; três de prisão e quatro de busca e apreensão em Posse; e um  de prisão e um de busca e apreensão em Planaltina – todos contra lideranças religiosas ou administrativas ligadas à Igreja Católica.

Entre os presos estão o bispo de Formosa, Dom Jose Ronaldo Ribeiro.

A operação tem a coordenação dos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de mais dez promotores, com apoio do Centro de Inteligência (CI) do MP-GO, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI-MP), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.

As investigações se iniciaram após o Ministério Público ter recebido denúncias de apostolados leigos (fiéis) dando conta que os desvios haviam sido iniciados em 2015.

Acionado, o MP apurou as denúncias que culminaram com a operação em curso. Os promotores e policiais também cumprem mandados em residências, na cúria da Diocese de Formosa, em paróquias de outras cidades e também em um mosteiro.

Com informações do MP-GO

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade