Prefeitura começa a trocar lâmpadas incandescentes por LED na periferia

Por motivos de segurança pública, troca começa na periferia da cidade para somente depois avançar às regiões mais nobres

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A Prefeitura de Anápolis deu início nesta segunda-feira (16) à troca das lâmpadas incandescentes (amarelas) por outras de LED nos postes da cidade.

Os primeiros bairros que receberão a nova iluminação são o Recanto do sol, Jardim das Américas 3ª etapa, Loteamento Residencial América, Jardim dos Ipês, Vila Norte, Residencial Portal do Cerrado, Residencial Vale do Sol, Parque Residencial das Flores e Residencial Araguaia.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, toda a região deverá abrigar 2.200 lâmpadas, que serão instaladas em aproximadamente 45 dias.

Ao todo, o investimento para o primeiro lote de 3.300 lâmpadas custou R$ 3.012.40,00 e todas elas possuem garantia de cinco anos.

Ainda segundo a Secretaria, uma licitação está em andamento desde o dia 15 de janeiro deste ano para a adesão de mais 4.600 luzes.

Uma das promessas de campanha do prefeito Roberto Naves (PTB), a iluminação de LED proporciona até 80% de economia de energia e tem custo mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa.

Além disso, ela também tem alto poder de claridade, efeito que estudiosos de segurança pública indicam como fundamental para inibir a ação de criminosos no período noturno.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é iniciar a troca na periferia da cidade para somente depois avançar aos bairros mais nobres e o Centro.

Os próximos bairros a receberem o restante das lâmpadas ainda não foram divulgados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.