Hospital Espírita ganha novo nome e passará a ter atendimento psiquiátrico 24h

Após passar por problemas diversos, meta agora é virar a página e prestar serviço humanizado à comunidade anapolina

Rafaella Soares Rafaella Soares -

O Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo (INMCEB), antigo Hospital Espírita de Psiquiatria vai inaugurar, no dia 30 de abril, uma unidade de pronto atendimento 24 horas. O evento também marcará o aniversário de 68 anos da unidade.

Responsável pela gerencia administrativa do instituto, Rosemeire Leite contou ao Portal 6 que a criação do espaço foi pensada exclusivamente para humanizar os atendimentos realizados no local.

“Nesse pronto atendimento vamos ter apenas médicos psiquiatras. Essa iniciativa vai oferecer um tratamento direcionado e especializado a qualquer momento do dia. Nossa ideia é ter profissionais sempre focados no atendimento para que todos os pacientes sejam bem recebidos”, explicou.

Além do pronto atendimento, a unidade também ganhou um espaço de convivência, onde os pacientes podem se socializar uns com os outros e praticarem atividades físicas, que são fundamentais para uma boa qualidade de vida.

“Queria inclusive convidar a população para vir aqui conhecer nosso trabalho. Quando se fala em hospitais psiquiátricos já existe a ideia de um filme de terror, quando na verdade queremos apenas mostrar que todos são tratados com responsabilidade, carinho e, principalmente, como seres humanos”, acrescentou.

Alvo de muitas polêmicas, o INMCEB teve de superar várias dificuldades, como a perda da permissão de atender pelo SUS, a demissão de aproximadamente 150 funcionários, a diminuição de 320 leitos para 100 e a ameaça de fechamento do hospital

Conforme Rosemeire, foi necessário até vender patrimônios pertencentes à unidade para pagar o acerto dos colaboradores. No entanto, as vendas foram suficientes para recuperação e reestruturação completa do ambiente.

“Nós trabalhamos com a tranquilidade de que honramos com todos os nossos compromissos e somos transparentes. Como somos instituição filantrópica, muitos acabam pensando maldades, mas aqui nós prestamos conta de todas as doações, que são usadas unicamente para a manutenção e custeio da instituição”.

De acordo com a gerente, a razão social e o nome fantasia do Hospital Espirita Psiquiátrico de Anápolis foi substituído por Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo para marcar um recomeço.

“A palavra sanatório traz uma lembrança dos poucos lugares de atendimento e amontoado de pessoas com deficiência mental e transtornos psicológicos. Com a modernização dos tratamentos e a ampliação, a nossa realidade também se transformou”, disse.

Atualmente, o INMCEB oferece atendimentos nas especialidades de psiquiatria da infância e adolescência, psiquiatria geral do adulto, psicogeriatria, dependência química, neurologia, atendimento ambulatorial e internação. A unidade fica na rua Alan Kardec, Nº 39, na Vila Santa Isabel.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade