Usado pela família real britânica, ‘médico da família’ também existe em Anápolis pela Unimed

Para entender como funciona esse tipo de assistência, o Portal 6 conversou com um dos profissionais existentes na cidade

Rafaella Soares Rafaella Soares -

No final de abril os olhos do mundo se voltaram à Inglaterra para acompanhar o nascimento do príncipe Louis, filho mais novo do príncipe William e da esposa, duquesa Kate Middleton.

Muitos ficaram surpresos com Kate saindo do hospital em menos de sete horas após o parto. Nas fotos , a duquesa aparece esbelta e com um bom salto alto.

‘Como pode?’, ‘como ela conseguiu?’. Talvez também tenha feito essa pergunta, já que costumeiramente no Brasil mãe e bebê só voltam para casa 24h após o parto, desde que ambos estejam em boas condições de saúde.

A resposta para este caso, no entanto, é muito simples. Assim como todas as famílias inglesas, Kate tem o acompanhamento de um médico de família, que faz atendimentos preventivos e humanizados.

Para entender como funciona esse tipo de assistência, a reportagem do Portal 6 conversou com o médico da família Leonardo Driessen, que realiza esse trabalho em Anápolis através do plano Essencial, oferecido pela Unimed.

“Ela [Kate], antes de ter o neném, foi acompanhada não só por médicos, mas por enfermeiras, fisioterapeutas e até educador físico. Porque você prepara o corpo para ter um parto e você dá todas as informações necessárias e faz o acompanhamento gestacional limitando e prevenindo qualquer risco”, explicou.

Dr. Leonardo Driessen. (Foto: Rafaella Soares)

Conforme Leonardo, isso ocorre porque há um planejamento durante toda a gestação, que prepara a futura mãe em todas as etapas durante e pós-parto.

“Se a gestação é de baixo risco, ela é integralmente acompanhada até a 32ª semana pelo médico da família sem problemas algum. A gravidez é gerenciada e, tanto a paciente quanto a família dela já tem todas as informações do que vai precisar. Se após o parto não houver intercorrência com a mulher ou o neném, os dois estão aptos a ir para casa. Isso porque ela já tem todas as informações e vai ser acompanhada em casa por uma equipe de enfermeiras, médicos, fonoaudiólogos e até psicólogos”, detalhou.

Além das gestantes, o médico da família também tem preparação para cuidar e manter a saúde de todos os integrantes da família, desde o bebê até o mais idoso.

“O médico da família integra a área obstétrica, pediatria e até geriátrica. Esse médico consegue fazer o acompanhamento, dando o subsidio para o especialista. Como temos acessibilidade à vida do paciente de maneira tão ímpar, conseguimos fazer intervenção em todas as categorias. Sempre que necessário, encaminho o paciente ao especialista, que faz as intervenções e me escreve as medicações do paciente, os exames, e de quanto em quanto tempo ele deve voltar. Há uma comunicação entre os especialistas que dá uma segurança para o paciente. Ela previne agravos e faz manutenção da saúde, evita grandes danos”, contou Leonardo.

O médico da família conta ainda com a ajuda de uma equipe multidisciplinar e organiza os atendimentos por meio de gerenciamento de equipe e agenda. Dessa forma, os pacientes podem ser assistidos a qualquer momento do dia.

Para que a relação entre médico e paciente também seja exercitada, os consultórios construídos pela Unimed para o plano Essencial são montados de forma diferenciada.

“Desde a primeira consulta a gente vai construindo um relacionamento. Aqui a mesa fica ao lado do paciente, não de frente. Essa ação é para que a gente esteja mais próximo e para que eu saiba ouvir e entender melhor o que o meu paciente precisa. Antes de fazer qualquer coisa, preciso ouvir quais as expectativas dele para assim dar início ao acompanhamento”, relata.

Atendimento é feito todo ao lado do paciente. (Foto: Rafaella Soares)

Contato direto

Conforme Leonardo, um perfil do paciente também é traçado desde a primeira consulta, onde consta uma análise de doenças que podem ser herdadas dos familiares e doenças pré-existentes. A partir daí é criado em conjunto um cronograma de tratamento.

“Além das consultas, os pacientes podem tirar duvidas por ligação e WhatsApp. Isso até agiliza a consulta. Esses pacientes eu vejo, revejo, faço intervenções, vou atrás, peço para voltar, ligo. Ele não precisa nem se esforçar pois começa a ser assistido sem perceber. Se precisar marcar exames, a equipe já gerencia tudo e ele só precisa ir”, reitera.

Um outro diferencial é o limite de pacientes a fim de que o médico tenha condições de manter uma relação íntima com cada um.

Plano Essencial

Criado com o objetivo profilático (de evitar doenças), o plano Essencial da Unimed já é oferecido em Anápolis há um ano e é o primeiro que conta com especialistas da medicina da família e com preço acessível em todo o Centro-Oeste.

Os interessados em conhecer mais sobre o plano Essencial e até mesmo em contratá-lo, deve ligar para o telefone (62) 3333-3355 ou mandar um e-mail para [email protected] e agendar uma visita com um consultor.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade