Caminhoneiros de Anápolis aderem paralisação e bloqueiam trecho da BR-153

Cerca de 60 caminhões já estão interditando meia pista da via e condutores afirmam não ter previsão para deixar o local

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Caminhoneiros de Anápolis decidiram aderir a paralisação, que já ocorre há três dias em diversas rodovias federais do Brasil, e bloquearam na manhã desta quarta-feira (23) meia pista da BR-153, km 432, próximo ao Posto Brasil.

As principais reivindicações desses trabalhadores são a redução no preço do óleo diesel, a criação de uma tabela compensatória que os pague por km rodado e também a aprovação de um projeto de Lei que estabelece o piso para o frete de combustíveis no país.

Um dos organizadores da manifestação e caminhoneiro há 32 anos, Itamar Moreira dos Santos contou ao Portal 6 que ao menos 60 caminhões já estão fazendo parte do movimento.

“A fila já dobrou no horizonte e não tem precisão de abrir a pista, porque a PRF está nos apoiando e não estamos causando nenhum transtorno. Não estamos confrontando a sociedade, é uma manifestação pacifica, mas em peso com tudo o que está acontecendo. Hoje o diesel reflete 60% do frete e o preço está inviabilizando a gente trabalhar. Se continuar assim, o transporte vai sucumbir. Em todos os meus anos nessa profissão, nunca encontrei uma crise como essa”, relatou.

Segundo Itamar, grande parte da população também se sensibilizou com a causa e estão ajudando com a doação de marmitex, frutas, sucos e água.

“Quem passa por aqui está ajudando e apoiando nossa causa. A gente também queria que as pessoas se empenhassem mais em vir nos apoiar porque está ruim para todo mundo. Para abastecer e até fazer compras, a carga tributária é enorme e está tudo abusivo”, disse.

Conforme o inspetor Newton Morais, a PRF disponibilizou viaturas para acompanhar todas as paralisações em Goiás, incluindo a de Anápolis, para garantir a segurança dos caminhoneiros e a ordem no trânsito.

A PRF também já contabilizou até o momento 25 pontos de paralisação em todo o estado.

Nas redes sociais, o radialista Marcelo Santos chegou a compartilhar um vídeo que mostra parte da movimentação.

https://www.facebook.com/marcelo.santos.20590/videos/1649948498437502/

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.