Mais alunos da rede municipal de Anápolis vão ter noções de educação fiscal

Através das crianças e adolescentes, o programa quer ensinar não somente a importância dos impostos, mas cobrar o retorno em serviços públicos de qualidade

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Não apenas pagar tributos, mas saber de onde eles vem e como são gastos. É essa a ideia já aprovada em Lei pela Câmara Municipal de Anápolis em dezembro passado e apresentada em evento público à população na última sexta-feira (25), no auditório do Senai, no bairro Jundiaí.

A iniciativa é uma das frentes do Programa Contribuinte Legal e será tocada em parceria entre as secretarias municipais da Fazenda e Educação. Professores da rede receberão capacitação para repassar transversalmente nas disciplinas a compreensão do sistema tributário aos alunos. Os estudantes também poderão ter contato e desenvolver as noções do sistema tributário por meio de concursos, olimpíadas de matemática e revista digital.

Idealizadora do projeto ‘Ligados’, que percorria escolas dando aulas de educação fiscal e serviu de piloto para o Contribuinte Legal, Amanda Isaías Naves espera que a longo prazo o programa repercuta em toda a população.

“A expectativa é que, a partir da formação das crianças e adolescentes, a população, como um todo, desperte para a presença da tributação nas situações do quotidiano. E, reconhecendo que, enquanto cidadãos, eles também contribuem para o financiamento do Estado, sintam legitimidade para demandar a prestação de um serviço público de qualidade”, disse em conversa com a reportagem do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade