Clientes Unimed Anápolis tem à disposição atendimento psiquiátrico 24h no INMCB

Totalmente reestruturado, antigo Hospital Espírita vive nova realidade com médicos especialistas e atendimento humanizado

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Inaugurado há dois meses em Anápolis, o Pronto Atendimento 24 horas do Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo (INMCEB), antigo Hospital Espírita de Psiquiatria, é a prova de que a unidade realmente deu a volta por cima.

Isso porque o INMCEB já passou por inúmeras dificuldades como a perda da permissão de atendimento pelo SUS, demissão de aproximadamente 150 funcionários, diminuição de 320 leitos para 100 e a ameaça de fechamento do hospital.

Nesse novo recomeço, o local conta com profissionais competentes, atendimento diferenciado e uma sólida parceria com a Unimed Anápolis.

“Hoje nós temos seis psiquiatras e dois psicólogos atendendo. Nossa equipe inteira também passa por treinamentos continuados para garantir a humanização do atendimento. Aqui nossos pacientes são bem tratados, são chamados pelo nome e se sentem a vontade com os funcionários”, contou Darianne Canêdo, psiquiatra e diretora técnica do INMCEB.

Diferenciado, o atendimento pela Unimed Anápolis no INMCEB contempla tratamento para pacientes com qualquer transtorno ou dependência mental.

“Temos apartamentos para os pacientes dos planos de saúde ficarem mais à vontade com a família. Em breve estaremos inaugurando mais quartos, todos com suite, que podem abrigar mais de uma cama e que oferecerão mais conforto para essas pessoas”, relatou a diretora.

Dentre todas as mudanças ocorridas no hospital, segundo Darianne, a maior delas foi o método de tratamento dos internos.

“Construímos os centros de convivência, onde é feita terapia ocupacional e os pacientes têm acesso a biblioteca, sala de música, artesanato, além de esportes como natação e futebol. Todas essas atividades são supervisionadas e os psicólogos também fazem atividades individuais e em grupo, que tornam o tratamento mais rápido e efetivo. Essa humanização é importante porque muitas doenças são relacionadas ao amor e aqui eles tem toda a atenção e já chegam de braços abertos à cura”.

Em tempo

Conforme a psiquiatra, os adolescentes e os idosos são as faixas etárias que merecem mais atenção no atendimento psiquiátrico. Isso ocorre devido as dificuldades de adaptação.

“São faixas de transições. O adolescente não se adapta ao novo corpo, à escolha da profissão, nos relacionamentos amorosos. Já os idosos perdem o cônjuge, precisam se aposentar e encontram uma vida monótona, se sentem sozinhos pois já não moram mais com a família. Essas são as duas fases de transição mais importantes e se a pessoa não souber lidar, acaba desenvolvimento algum transtorno”, explicou.

Independente de não fazer parte desta categoria, Darianne salienta que é sempre importante se consultar com um psiquiatra, pois diversas doenças podem ser prevenidas.

“A hora de procurar um profissional é quando tem alguma coisa te incomodando ou algo em você incomodando aqueles que convivem junto de você. Porém, muitos transtornos podem ser detectados antes, outros também são causados por doenças físicas. Penso que na vida todos terão de passar por um psiquiatra, pois até quando você é feliz todos os dias, não é normal. Essas doenças também são muito genéticas, então é bom que todos previnam, principalmente os que tiverem histórico na família”.

Ainda segundo a médica, o INMCEB está sempre aberto para receber a população que queira tirar dúvidas ou que também queira conhecer o trabalho que é realizado no local.

O Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo fica na rua Alan Kardec, Nº 39, na Vila Santa Isabel.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade