Mais de 20 mil pessoas de Anápolis podem viajar de graça nessas férias

Já quem optar por ficar na cidade poderá curtir eventos artísticos, culturais e esportivos pagando só a metade do ingresso

Denilson Boaventura -
Quantos passos o ser humano deve dar por dia
(Foto: Reprodução)

A temporada de férias no mês de julho está chegando e pouca gente sabe que existe um benefício que abre muitas  portas para quem é de baixa renda e tem idade entre 15 e 29 anos. Se trata da ID Jovem, regulamentada pelo Governo Federal desde 2016.

Com o documento é possível pagar meia entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e ainda garantir viagens interestaduais gratuitas.

Segundo estimativa da Prefeitura de Anápolis, mais de 20 mil pessoas da cidade estão aptas a se inscrever.

PublicidadePublicidade

Cadastro

Para realizar o cadastro via internet é preciso acessar o site da ID Jovem e preencher todos os dados solicitados, incluindo o número do Número de Identificação Social (NIS), que funcionará como uma chave para acessar o site e emitir a identidade.

Não é obrigatório imprimir a ID Jovem para começar a usar o benefício. Na hora de retirar ingressos basta apresentar a imagem do cadastro pela tela do celular juntamente com um documento oficial com foto.

Em eventos artísticos ou esportivos, a funcionalidade é a mesma da Carteira de Identificação Estudantil, bastando apenas apresentar a identidade junto com um documento com foto.

Já nos ônibus interestaduais, são reservadas duas vagas gratuitas. Quando esgotadas, a empresa deverá liberar mais duas vagas com desconto mínimo de 50% no valor da passagem.

Estabelecimentos que se negarem a aceitar a identidade podem ser denunciados ao Procon. Se a recusa partir das empresas de ônibus, a reclamação poderá ser repassada diretamente para a ANTT pelo telefone 166.

Cadastro Único

A ID Jovem só é validada após a realização do Cadastro Único do Governo Federal, que deve ser feito em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para o processo, é necessário a apresentação de todos os documentos, além de ser obrigatório a presença de um responsável da família, maior de 16 anos, com CPF ou título de eleitor, portando os documentos de cada integrante da família como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de eleitor, e se for o caso, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Em Anápolis, as unidades do CRAS estão localizadas na região Sul, Norte e Leste da cidade

CRAS Sul – Avenida Pedro Ludovico, quadra “A” lote 19/29 – Jardim Ana Cláudia

CRAS Norte – Av. Senador Ramos Caiado – Bairro Alvorada

CRAS Leste – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Praça Valdemar Jorge Naben – Jardim Alvorada

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.