Cega há cinco anos, idosa de se emociona por ter atendimento bucal em casa

Mesmo perdendo a visão, ela não deixou de cuidar dos três irmãos cadeirantes e portadores de deficiência

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

“Amo essas meninas!”. Esse é o carinho que a dona de casa Nilda Oliveira, de 72 anos, tem pela odontóloga Patriana Silvéria de Almeida e a auxiliar Valéria Cristina Bueno que fazem parte do atendimento de saúde bucal em domicílio, da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa).

Moradora do Maracananzinho, bairro da região Norte da cidade, a idosa ficou cega há cinco anos por causa de um glaucoma e cuida da irmã Maria Luiza, de 67, que tem problemas mentais e físicos, e dos filhos Divino, de 42, e Eduardo,  de 41, que possuem uma doença degenerativa que compromete o sistema nervoso. Os três são cadeirantes e necessitam de cuidados especiais.

“Esse atendimento é maravilhoso. Ajudou muito a minha família e ainda ganhei amigos”, comemora dona Nilda  que, mesmo perdendo a visão, aprendeu com a vida a utilizar com excelência os outros sentidos. “Faço tudo aqui em casa, só não cozinho porque é perigoso. Eles são meus olhos e eu sou as pernas deles”, ressalta.

O braço direito da Dona Nilda é o marido Júlio que executa as tarefas que requerem mais cuidado e também as externas. Foi em busca de um consulta odontológica para a cunhada Maria Luiza que ele ficou sabendo do atendimento em casa na unidade de saúde da região.

“Facilitou muito a nossa vida. Agora todos eles são atendidos aqui”, conta o aposentado. E o trabalho em saúde com essa família foi além.

“Verificamos a situação de todos e encaminhamos outros atendimentos da Estratégia de Saúde da Família como, por exemplo, de psicólogos”, destaca a odontóloga Patriana de Almeida, durante uma restauração em um dente da dona de casa em seu próprio sofá.

Segundo a Prefeitura de Anápolis, o programa de atendimento de saúde bucal em domicílio funciona por meio de encaminhamentos feitos pelas unidades de Saúde da Família que, além do atendimento em consultórios, possuem equipe de agentes que visitam as residências próximas e fazem um levantamento geral das necessidades da comunidade.

Quem quiser mais informações sobre esse serviço pode entrar em contato com Coordenadoria de Saúde Bucal, pelo telefone (62) 3902-2711 ou buscar a unidade municipal de saúde mais próxima.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.