Última chamada para vacinar contra sarampo e poliomielite em Anápolis

Cerca de 30% das crianças ainda precisam ser imunizadas e cidade terá novo Dia D com 25 postos de atendimento

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Faltam apenas três dias para terminar a campanha de vacinação e, até na última segunda-feira (27), cerca de 71,50% das crianças haviam sido imunizadas contra a poliomielite e 69,98% contra o sarampo, em Anápolis.

Inicialmente, a previsão era que a ação fosse apenas até o dia 31 de agosto. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) enviou uma orientação para todos os municípios para que fosse feito um segundo Dia D, no dia 1º de setembro.

Apesar de Anápolis ainda estar acima da média em relação a outras cidades de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) afirma que a meta é fechar a campanha com a imunização em 100%.

Consideradas erradicadas ainda nos anos de 1990, o sarampo e o pólio voltaram a causar grande preocupação no Brasil pois, como se tratava de doenças “do passado”, o índice de pessoas vacinadas acabaram abaixo dos 50% em diversas cidades.

Em Anápolis, a imunização é voltada para crianças com idade entre um e cinco anos incompletos e as doses só serão aplicadas se os pais levarem também o cartão de vacina.

Até na próxima sexta-feira (31), as salas de vacina funcionarão em 15 unidades básicas de saúde.  Já no sábado (1º), o atendimento será realizado em 25 unidades, entre 08h e 17h.

Postos de atendimento até sexta-feira (31 de agosto)

Bairro JK, Bairro das Bandeiras, Anexo Itamaraty, Adriana Parque, Viviam Parque, Vila União, Jardim Arco Verde/Setor Sul, Setor Industrial Munir Calixto, Bairro Calixtolândia, Bairro São Carlos, Bairro Recanto do Sol, Jardim Suíço, Vila Fabril e Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury (Osego).

Postos abertos para vacinação no sábado (1º de setembro)

Vila Santa Maria de Nazareth, Bairro de Lourdes, Conjunto Filostro Machado, Jardim Alvorada, Bairro das Bandeiras, Anexo Itamaraty, Adriana Parque, Viviam Parque, Vila União, Jardim Arco Verde/Setor Sul, Setor Industrial Munir Calixto, Bairro Calixtolândia, Bairro São Carlos, Bairro Recanto do Sol, Jardim Suíço, Vila Fabril, Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury (Osego), Vila Esperança, Jardim das Américas, Parque dos Pirineus, Parque Iracema, Bairro São Joaquim e Bairro Paraíso.

MP ameaça tirar guarda dos pais que não levarem filhos para vacinar

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.