Colégio Estadual José Ludovico de Almeida completa 70 anos recebendo homenagem

Tradicional, unidade é conhecida por ter formado diversas personalidades que hoje se destacam na sociedade anapolina

Da Redação Da Redação -

Os 70 anos do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, bastante conhecido e chamado simplesmente de Colégio Estadual, foram comemorados em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Anápolis.

A iniciativa partiu do vereador Lisieux José Borges (PT) e reuniu professores, diretores e alunos atuais ou que já passaram pela unidade escolar desde a sua fundação na cidade.

Entre os homenageados estavam os ex-prefeitos de Anápolis, Adhemar Santillo e Eurípedes Junqueira. Sonja Lacerda, coordenadora Regional de Educação Cultura e Esportes de Anápolis, e a atual diretora da unidade Lilian Pereira também receberam certificado de honra ao mérito pelos 70 anos da escola.

Lisieux José Borges contou que viveu momentos felizes no Colégio Estadual. Segundo ele, muitos professores e colegas de sala foram fundamentais para sua formação pessoal e profissional.

“Minha família toda estudou nessa escola. Hoje temos 70 homenageados, mas a honraria se estende a todos que tiveram oportunidade de viver qualquer período da sua vida nesse colégio”, disse.

A superintendente executiva dos Direitos da Mulher e da Igualdade Racial da Secretaria Cidadã de Goiás, Onaide Santillo, representou o governador José Eliton (PSDB), durante o evento. Ela, que também foi aluna da instituição, lembrou que conheceu o marido, Adhemar Santillo na época que estudavam no local.

“Adhemar era um dos líderes do movimento estudantil que tinha uma força muito grande. Desde quando o vi pela primeira vez fiquei apaixonada”, declarou.

Adhemar Santillo disse que depois que ganhou prédio próprio, o colégio tinha a estrutura mais moderna das escolas de Goiás e que essa característica era motivo de muito orgulho para os estudantes que conseguiam ingressar na unidade. Segundo o ex-prefeito, para ser aluno do José Ludovico era preciso fazer uma prova de admissão, nos moldes de um vestibular para serem matriculados.

“E era tudo muito concorrido. São longas as histórias que vivi naquele lugar, uma das melhores delas foi encontrar a Onaide. Eu lembro que dos colégios estaduais, o Lyceu de Goiânia, era o que mais se destacava no Estado, em todos os aspectos, até que inauguraram o Estadual com uma estrutura e arquitetura tão moderna. Eu digo que o perfil da escola pública mudou, mas o José Ludovico continua como referência na nossa cidade”, destacou.

Sonja Lacerda disse que o Colégio José Ludovico de Almeida sempre foi referência de ensino na cidade por conta do comprometimento dos seus colaboradores e alunos desde a sua fundação.

“E hoje tenho orgulho, como ex-aluna, como coordenadora da regional de Educação, dizer que no último Ideb avançamos quatro pontos. Temos muito a comemorar”, elogiou.

Diretora da unidade, Lilian Pereira agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal e disse que é muito emocionante dirigir o Colégio Estadual em um momento tão feliz como esse.

“Aos ex-diretores que aqui estão, professores, alunos, vocês foram fundamentais para a evolução do José Ludovico. A nós que estamos na instituição atualmente, vamos nos esforçar para que os nossos alunos continuem alcançando seus objetivos”, ponderou.

O radialista Nilton Pereira, também homenageado na solenidade como ex-aluno, elencou que ainda hoje é amigo dos colegas que fez na escola.

“Minha saudação a todos os médicos, professores, advogados, engenheiros que passaram pelo José Ludovico. Foi uma honra ser aluno do colégio que, no lançamento de sua pedra fundamental foi considerado a maior obra pública de Anápolis. Fui aluno na época do exame de admissão e guardo o Estadual como um local onde vivi momentos inesquecíveis”, concluiu.

Histórico

O ponto inicial que marcou o nascimento do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida foi o anteprojeto de lei, apresentado pela saudosa professora e primeira vereadora eleita em Anápolis, Francisca Miguel, à Câmara Municipal de Anápolis, no ano de 1948.

Depois de sancionada a lei nº. 69 de 30 de junho de 1948, pelo prefeito Carlos de Pina, instalou-se em 02 de junho de 1948 o Ginásio Municipal de Anápolis, que funcionava nas dependências do grupo escolar Antensina Santana no período noturno, e tinha como diretor o bacharel em Direito Benedito Lourenço Dias.

Em 16 de Março de 1950 foi autorizado, por portaria do Ministério da Educação e Cultura nº. 180, o funcionamento do curso científico. Por meio de convênio, a partir de 1951, passou a funcionar nas dependências do Colégio São Francisco de Assis.

É pela portaria n° 79, de 17 de Setembro de 1958 que o Colégio passa a se denominar Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, nome dado em homenagem ao então governador José Ludovico de Almeida. A sessão solene de inauguração do prédio próprio realizou-se no dia 21 de setembro de 1958.

Homenageados

Adolfo Sindulfo Teixeira
Agenor Pedroso
Antônio Afonso de Almeida
Benedito Lourenço Dias
Éber Divino Dias de Moraes
Edevar Borghi Junior
Edilso Peixoto da Silva
Elci Gomides Holanda
Eurípedes Barsanulfo Junqueira
Eurípedes Gomides
Elismar Florencio de Morais
Erusa Cristina Pinto Pereira
Francisca Miguel (in memorian)
Geraldo Caixeta Filho
Geraldo Vieira Guimarães
Grace Rosenery Oliveira Ferreira (in memorian)
Ilion Fleury
José Alves dos Santos
Heleny Mariana Santana Barbosa
Heli Alves Ferreira
Iron Junqueira
Jairo Mendes
José da Cunha Bastos
José Nivaldo de Oliveira
João Asmar
João Evangelista da Costa
João Jorge
Leonardo Dutra Ferreira
Lilian Pereira
Luiz Santos Lacerda
Lúcia Silva Jardim Lima
Lygia Portenha Borges Ferreira
Maria Alice Gomes Alcântara Martins
Maria Aparecida de Souza Nogueira Pinto Guedes
Maria de Fátima Siade
Maria do Carmo Martins Araújo
Maria José Pontes Braga
Maria Isabel Gaia Elias (1ª mulher na direção)
Maria Madalena Montalvão Oliveira
Nilson Sousa Barbosa
Nilton Pereira
Odete Maria de Oliveira
Olicia de Oliveira Batista
Paulo Albernaz Rocha
Paulo Roberto Paulino dos Santos
Paulo Sergio da Mota
Simone Cintra Duarte Amorim
Rogério Daniel Pereira Ramos
Roland Vieira Nunes
Salmon Pinheiro Lima
Sonja Maria Lacerda
Suely Alves de Paula Santos
Talmon Pinheiro Lima
Tereza das Dores Brandão Araújo
Tereza Rosa  da Cruz
Urlene José Gomes Martins
Valdirene da Silva Xavier Rodrigues
Valdivino Bento da Silva
Wilma Batista Scarpelleni Pereira
Wilson de Oliveira

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade