Governo Federal decide adiar mais uma vez o início do horário de verão 2018

Encerramento, porém, segue previsto para o terceiro domingo de fevereiro do próximo ano

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
(Foto: Reprodução)

O Governo Federal bateu o martelo e adiou mais uma mês o início do horário de verão. Desta vez, a mudança se deu em razão de um pedido do Ministério da Educação (MEC).

O órgão alegou que o início no dia 04 de novembro poderia causar transtornos aos estudantes que realizarão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na data, serão aplicadas as questões de linguagem, ciências humanas e redação.

Já em 11 de novembro, ocorre a realização das questões envolvendo ciências da natureza e matemática. Nos dois dias a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h.

Agora o horário de verão está previsto para iniciar em 18 de novembro. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Tradicionalmente, o horário de verão sempre se dava a partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro. No entanto, uma solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez com que houvesse a primeira alteração.

A corte argumentou que a alteração visava dar mais agilidade na apuração e divulgação dos resultados das eleições. Segundo o TSE, a realização do segundo turno durante o horário de verão teria o início das apurações com horários diferentes em alguns estados.

Atualmente, além de Goiás, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

O encerramento está mantido para 17 de fevereiro, terceiro domingo do mês.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade