Vizinhos barulhentos em Anápolis agora terão de se ver com a Polícia Militar

Mudança foi necessária para resolver um problema que perdurava há anos na cidade

Da Redação Da Redação -

Um acordo firmado entre a Gerência de Licenciamento e Fiscalização Urbana (antiga Divisão de Posturas) e a Polícia Militar (PM) promete dar mais resolutividade às ocorrências de perturbação do sossego público em Anápolis.

A partir de agora, as reclamações em residências passam a ser exclusivamente de responsabilidade da PM, enquanto as denúncias em eventos, estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviço e festejos em logradouros públicos ficam por conta do órgão municipal.

Segundo a Prefeitura de Anápolis, a mudança foi necessária para resolver um problema que perdurava há anos na cidade.

Quando se tratava de reclamações em domicílio, muitos moradores, que eram denunciados constantemente, insistiam em não acatar as intimações e autos de infração registrados pelos fiscais da Postura.

“Há casos de residências particulares que acumulavam mais de R$ 3 mil em multas e não cessavam a perturbação, sem falar nos infratores que nem mesmo atendiam a nossa equipe”, explica o assessor especial de Segurança Pública do município Glayson Reis.

Tendo em vista que a presença policial possui uma força mais ostensiva, ficou determinado que a Polícia Militar atuasse neste tipo específico de ocorrência.

“Entendemos que aquela pessoa que está sendo perturbada necessita da solução para o problema”, afirmou.

Em contrapartida, percebeu-se que a realidade é outra quando se tratava de estabelecimentos comerciais e eventos em logradouros públicos.

De acordo com Glayson Reis, nesses casos, os fiscais possuem total autonomia para resolver, uma vez que se constatando a perturbação, intimando ou multando o infrator – caso o mesmo não cumpra com as exigências –, o órgão tem o poder para apreender o bem causador do incômodo, embargar ou interditar os estabelecimentos ou eventos.

“A gerência tem melhorado a cada dia no que diz respeito ao atendimento aos contribuintes buscando cada vez mais, ações que realmente atendam as necessidades da população anapolina”, completa o assessor de Segurança Pública.

Em tempo

Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Fiscalização Urbana por meio dos telefones  (62) 3902-1066, 3902-1339 (plantão 24h) ou 3902-2237 (horário comercial). Já àqueles que desejam registrar uma reclamação de perturbação em residência, podem ligar diretamente à Polícia Militar pelo 190.

As reclamações são sigilosas e não anônimas, o que significa que, ao entrar em contato para registrar uma reclamação, o indivíduo deve fornecer os dados necessários para sua identificação e localização, que não será divulgado para terceiros, a não ser por decisão judicial.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.