Tudo o que você precisa saber para fazer o Enem neste domingo (04) em Anápolis

Itinerários da Urban terão esquema diferenciado para atender a demanda excepcional de estudantes

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Neste domingo (04) ocorre a primeira etapa da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas aplicadas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a temível Redação.

O cartão com local em que cada candidato fará o exame pode ser acessado na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e no Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Em Anápolis, os locais terão portões abertos às 12h e fechados às 13h. Para atender a demanda excepcional de passageiros, a Urban prometeu aumentar a quantidade de itinerários circulando.

“Montamos uma operação para iniciar às 10h30 até o termino das provas. Os ônibus extras vão sair conforme a demanda. Vamos funcionar em horário de domingo, com o acréscimo da operação para dar apoio aos estudantes que farão o Enem, sendo que a maior concentração deve ser na Avenida Universitária, pois as duas universidades deverão receber quase nove mil candidatos”, explica Moisés Melo, chefe de transporte da concessionária.

Em tempo

A segunda etapa do Enem 2018 ocorre no próximo domingo (11) com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

A nota da avaliação poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Recomendações

Além dos documentos obrigatórios, é aconselhável que os estudantes levem lanche para não sentir fome durante a aplicação das provas.

Os seguinte itens são proibidos no Enem: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes;  fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Antes de entrar na sala de prova, os participantes deverão guardar no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Também deverão ser guardados todos os itens proibidos no Enem.

Segundo o Inep, o envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, e ser mantido até a saída definitiva do local de provas debaixo da carteira durante a realização das provas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.